sábado, novembro 04, 2006

Mundo - Antítese Harmonia / Poder


Acerca de do mundo conturbado em que vivemos, devo dizer que não estou particularmente preocupado com o destino da humanidade.
Pode parecer um excesso de optimismo mas creio que não. Vejamos, a espécie humana, desde a “Lucy” até hoje, já passou por muitos e diversos momentos terríveis e conturbadíssimos e nunca claudicou, desde alterações extremas de climas (glaciações) a alterações radicais de tecnologias e sistemas sociais: a Revolução Industrial (aplicação de novas tecnologias) por exemplo, criou rupturas económicas e sociais que conduziram às 1.ª e 2.ª Guerras Mundiais.
Com a queda do Muro de Berlim, parecia que o mundo ficaria desproporcionalmente equilibrado e a hegemonia do poder político ficaria por conta dos EUA. Erro crasso. Porque por um lado a espécie humana não gosta de hegemonias e por outro lado, existia já um grupo latente de países e povos (uns sob domínio, outros em guerra com) que assim que se libertaram das amarras Soviéticas, iniciaram instantaneamente uma luta pelo poder, nomeadamente no mundo Islâmico (1.º para definir um país ou um líder actual do Islão, 2.º para dominar o mundo). Também é verdade que neste contexto surgiu uma nova forma de luta -efectuada com atentados cirúrgicos e bastante simbólicos, tentando condicionar psicologicamente todos os cidadãos ocidentais (infiéis) – como prova disso, toda a gente diz mal de Bush, mas muito poucos ousam sequer comentar as ideias de Bin Laden – o terrorismo globalizado.
E é disto mesmo que se trata mais uma vez, a Luta pelo Poder e por muito que aparentemente possa parecer, não há interesse de ninguém em provocar o caos mundial, porque no caos ou na anarquia, ou não manda ninguém ou existem grupos (múltiplos) muito pequenos de mandantes (líderes) locais e quem deseja o poder, deseja-o de uma forma o mais abrangente possível – Bin Laden afirma que deseja um mundo livre dos EUA mas governado pelo Islão. E para que tal aconteça, não pode ser um mundo onde impere o caos.
Portanto, partindo desta premissa (de que todos os contendores de uma guerra, ou buscam, ou defendem o Poder), não acredito que alguém queira disparar a 1.ª arma nuclear, até porque continua a ser verdade que, quem o fizer sabe que morre a seguir. Provavelmente, até já teria havido hipótese de deflagrar um engenho nuclear em NY, mas no dia seguinte muito pouco restaria de toda a zona Pérsica.
E mesmo que uma nova ordem mundial seja criada, a Islâmica por ex. também nunca conseguirá ser hegemónica, haverá sempre um contra poder e os terroristas de amanhã serão os filhos e os netos dos poderosos de hoje.
Mas a espécie humana continuará! E continuará a sua odisseia, sempre em busca do PODER!

1 comentário:

Anónimo disse...

Espero bem, não estar cá para ver.
A ambição humana é desmesurada e não im+porta o que acontece a seguir. Logo ... Pum!!!