Líder terrorista do fundamentalismo islâmico, nascido em 1957, em Riade, na Arábia Saudita. Filho de uma família abastada ligada à construção civil, é um homem rico e poderoso. Segundo algumas versões da sua história, foi expulso do seu país por ter ligações a actividades anti-governamentais.
Bin Laden fez parte dos grupos treinados pela CIA para combaterem as tropas russas no Afeganistão nos anos 80. Após o afastamento do exército russo, Bin Laden e outros membros desses grupos voltaram-se contra os Estados Unidos da América. Bin Laden declarou Guerra Santa aos EUA que, segundo ele, pretende subjugar o mundo islâmico.
Bin Laden torna-se um líder poderoso do terrorismo fundamentalista islâmico. Al-Qaeda é o nome da sua organização, com raízes espalhadas pelo mundo.
Aquando da sua expulsão da Arábia Saudita, instala-se no Sudão, onde vive cinco anos, acabando por ser expulso de lá devido a pressões internacionais. É então que é recebido no Afeganistão pelo grupo fundamentalista Taliban.
É procurado pelos EUA, acusado de vários atentados: bombardeamento do World Trade Center (Nova Iorque) em 1993; assassinato de soldados norte-americanos na Arábia Saudita em 1996; bombardeamento das embaixadas norte-americanas na Tanzânia e no Quénia em 1998; e o pior atentado de todos contra o World Trade Center e o Pentágono em 2001.
© 2004 Porto Editora, Lda.
Sem comentários:
Enviar um comentário