quarta-feira, novembro 01, 2006

FDS - Líderes do Século XX - XXXII - Suharto

Mohamed Suharto

General e político indonésio nascido em 1921. Quando a Indonésia se tornou independente, em 1950, Suharto ocupava o lugar de tenente-coronel. Valendo-se do crescente anticomunismo do Exército, dirigiu em 1965 um golpe de Estado que destituiu o presidente Sukarno. Assumindo a Presidência em 1966, Suharto levou a cabo uma perseguição aos comunistas e aos opositores políticos em geral, em toda a extensão do país.
Suharto instituiu uma política por ele designada de Nova Ordem. Encorajou o investimento ocidental na Indonésia, revigorou a economia e expandiu a produção de petróleo. A par do desenvolvimento económico, porém, restringiu fortemente as liberdades civis, praticando uma política autoritária, conservadora, nacionalista e anticomunista. No quadro de um regime de ditadura, foi repetidamente reeleito sem oposição. A situação política interna não impediu a Indonésia de se afirmar como uma potência na Ásia nem de se relacionar com aparente normalidade no âmbito de instituições internacionais como o Movimento dos Países Não-Alinhados.
Em 1975, Suharto mandou invadir Timor Leste, território sob administração portuguesa. Desde essa altura, perseguiu violentamente a população local que se mostra favorável à autodeterminação. Em causa estão elevados interesses económicos, nomeadamente o petróleo do Mar de Timor. Abandonou a Presidência do país em Maio de 1998 na sequência de manifestações populares de revolta contra o sistema ditatorial e das crescentes pressões internacionais desencadeadas pela sistemática violação dos direitos humanos na Indonésia e em Timor.
© 2004 Porto Editora, Lda.

Sem comentários: