domingo, novembro 19, 2006

FDS - Líderes do Século XX - XLI – Kohl

Helmut Kohl

Político alemão, nasceu em 1930, em Ludwigshafen am Rhein, na Alemanha. O seu interesse pela política começou a notar-se quando, em 1947, ingressou na União Democrata Cristã (CDU) da sua cidade natal. Doutorou-se em Ciência Política e foi eleito deputado pela CDU em 1969, ascendendo ao lugar de presidente do partido em 1973. Quase uma década depois, em 1982, a CDU de Kohl, numa coligação formada com mais três partidos, venceu as eleições federais. Kohl tornou-se assim chanceler da República Federal da Alemanha, tendo sido sucessivamente reeleito até 1998. Neste ano os sociais-democratas venceram as eleições e Helmut Kohl retirou-se da vida política activa em Setembro de 1999, simbolizando o fim de uma era.
Os seus governos seguiram uma política centrista, que incluia um certo esforço de contenção da despesa pública e um forte empenho da Alemanha nas actividades da NATO, onde se tem afirmado como o segundo país mais influente, logo a seguir aos Estados Unidos da América. A sua autoridade política reforçou o sucesso económico da Alemanha. Por outro lado, Kohl definiu como objectivos políticos de fundo a reunificação da Alemanha, que fora dividida depois da Segunda Guerra Mundial, e a construção da União Europeia.
Assim, Helmut Kohl orientou o processo de integração da República Democrática Alemã e da República Federal da Alemanha, que teve início em 1990. Teve o arrojo de assumir esse grande desígnio político, mas enfrentou também as dificuldades sociais e económicas (a elevada taxa de desemprego, por exemplo) que o processo de integração acarretou. Ao mesmo tempo, foi considerado um dos grandes arquitectos da União Europeia e uma das individualidades essenciais na tomada de decisões a este nível no Velho Continente. A partir de 1999, o ex-chanceler alemão é convidado a discursar em conferências internacionais.
© 2004 Porto Editora, Lda.

Sem comentários: