quinta-feira, novembro 02, 2006

FDS - Líderes do Século XXI - VII - Mahmoud

Mahmoud Ahmadinejad
Mahmoud Ahmadinejad (também escrito Ahmadinezhad) (persa: محمود احمدی‌نژاد; nascido em 28 de outubro de 1956) é o sexto presidente do Irão. Seu termo começou em 3 de Agosto de 2005. Mahmoud Ahmadinejad nasceu na cidade de Garmsar, no norte do país, o quarto de sete filhos de um ferreiro. Mahmoud e sua família migraram para Teerã quando ele tinha um ano de idade. Em 1975, ele ficou na 130ª posição nos exames nacionais para entrada na universidade. Então obteve seu diploma e foi aceito na Universidade de Ciência e Tecnologia do Irão (علم و صنعت ایران) no campo de Engenharia Civil. Entrou na mesma universidade novamente em 1986 e obteve seu doutorado em 1987 no campo de Engenharia de Transportes.
Ahmadinejad foi o prefeito de Teerão de 3 de Maio de 2003 a 28 de Junho de 2005 quando foi eleito presidente. Ele é considerado por muitos como um conservador religioso com visões islamistas e populistas. Antes de se tornar prefeito Ahmadinejad foi professor na Universidade de Ciência e Tecnologia do Irã e engenheiro civil.
Politicamente, Ahmadinejad é membro do Conselho Central da Sociedade Islâmica de Engenheiros, mas ele possui uma base mais poderosa dentro da Aliança de Construtores do Irão Islâmico (também conhecido por Abadgaran), onde é considerado uma das principais personalidades. A aliança ficou dividida ao apoiar ele e Mohammad Bagher Ghalibaf no primeiro turno da eleição presidencial, e enquanto os membros do Conselho Municipal de Teerã apoiavam Ahmadinejad, os deputados parlamentares de Teerão apoiavam Ghalibaf.
Origem: Wikipédia

2 comentários:

O Bicho disse...

Não há dúvida que o Bush Filho tem uns "colegas" à altura, na cena mundial!

Anónimo disse...

Anda tudo a dar porrada no Mahmoud Ahmadinejad (que nome mais esquisito), mas porque é que os EU podem ter as bombas que quiserem e os outros não? isto faz-me cá uma confusão...se eles não tivessem, inda vá que não vá.

Seve