quinta-feira, novembro 02, 2006

FDS - Líderes do Século XXI - II - Rumsfeld

Donald Rumsfeld

Político e governante norte-americano, nasceu a 9 de Julho de 1932, em Chicago, no Estado de Illinois, nos Estados Unidos da América.
Donald Rumsfeld formou-se em História na Universidade de Princeton, no Illinois, mas depois seguiu carreira militar na Marinha. Esteve três anos ao serviço como piloto e instrutor de voo, passando depois para a reserva, onde cumpriu apenas funções administrativas.
Depois Donald Rumsfeld foi, sucessivamente, assessor parlamentar no Congresso, em 1957, e executivo de investimento na banca privada.
Dedicou-se então à política e em 1962, nas listas do Partido Republicano, foi pela primeira vez eleito deputado pelo Estado de Illinois, feito que repetiu mais duas vezes até 1969. A partir desse ano trocou o Congresso pelos gabinetes governamentais, tendo trabalhado nos departamentos do Tesouro e da Defesa. Foi também conselheiro do presidente Nixon.
Em 1975 foi nomeado Secretário de Defesa dos Estados Unidos da América, o mais jovem de sempre na história do país. Na altura o presidente era Gerald Ford.
Depois de abandonar a liderança do Departamento de Defesa em 1977, voltou a trabalhar em empresas privadas, embora sempre ligado ao Governo. Assim, na década de 80 representou os Estados Unidos da América (EUA) nas Nações Unidas, participou em Conselhos Presidenciais sobre Controlo de Armas, Sistemas Estratégicos, Relações Bilaterais entre EUA e Japão e Serviços Públicos. Foi também membro da Comissão Económica Nacional e o enviado especial dos EUA ao Médio Oriente durante a presidência de Ronald Reagan, que esteve no poder entre 1981 e 1989.
Donald Rumsfeld dirigiu ainda a comissão bi-partidária sobre mísseis balísticos.
Em 1998 apresentou um estudo onde revelava que as maiores ameaças para a segurança dos EUA eram provenientes de países como a Coreia do Norte e o Irão.
Em 2001, Donald Rumsfeld, desta vez por iniciativa de George W. Bush, o presidente norte-americano, foi de novo nomeado Secretário de Defesa. Tornou-se no responsável pela planificação de uma nova estratégia militar norte-americana para o século XXI.
© 2004 Porto Editora, Lda.

Sem comentários: