domingo, setembro 03, 2006

FDS - Líderes do Século XX - XV - Ho Chi Minh

Ho Chi Minh (político)

Ho Chi Minh, de seu verdadeiro nome Nguyên Tat Tanh, nasceu a 19 de Maio de 1890, em Kim-lieu, província de Nghe-An, e faleceu a 3 de Setembro de 1969, em Hanói. Foi o mais destacado e famoso político indochinês do século XX. Ho Chi Minh significa "Portador de Luz".
Em 1911, vai estudar para a França. Contacta aí com ideais socialistas e enquadra-os como suporte político da sua indómita e crescente intenção anticolonialista.
Em 1920, participa no Congresso de Tours, onde assimila e envereda por uma tendência comunista, apurada e consolidada politicamente num período de formação em Moscovo, entre 1923 e 1925.
É depois agente do Komintern e é enviado para a China, regressando a Moscovo depois da ruptura entre o Kuomintang e os comunistas.
Em 1930, funda o Partido Comunista Indochinês e, em 1941, o Vietminh, ou Liga Revolucionária para a Independência do Vietname, marcadamente orientada pela resistência aos ocupantes nipónicos.
Em Setembro de 1945, tem lugar a derrota e retirada japonesa do Vietname, então colónia da França. Ho Chi Minh proclama, nesse mês, em Hanói, unilateralmente a República Democrática do Vietname. A França impõe, consequentemente, o novo estatuto ao território: Estado Livre na União Francesa (Março de 1946).
Todavia, o representante da administração francesa no território, o comissário Thierry d'Argenlieu, acaba com o clima de paz no Vietname. A sua actuação potencia o descontentamento crescente da população e, em Dezembro de 1946, em Hanói, uma sublevação dá início à Guerra Indochinesa.
A 20 de Julho de 1954, Acordos de Genebra reconhecem a independência do Vietname do Norte, cujo presidente é Ho Chi Minh, que é também nomeado, em 1956, secretário-geral do PC vietnamita.
Ho Chi Minh fundamenta o poder comunista e lança uma série de medidas, como a Reforma Agrária. Apoia, igualmente, os comunistas e nacionalistas do Sul contra o regime de Diem e os seus aliados americanos, envolvendo-se numa guerra contra o regime de Saigão e os EUA, a cujo fim não assiste, pois morre em 1969, quatro anos antes do fim da guerra, vencida pelos seus.
© 2004 Porto Editora, Lda.

Sem comentários: