quarta-feira, novembro 01, 2006

FDS - Líderes do Século XX - XXXI - Pinochet

Augusto Pinochet

Militar e político chileno nascido em 1915. Formou-se pela Academia Militar de Santiago do Chile em 1936, prosseguindo a sua carreira nas Forças Armadas até atingir o posto de general.
Em Setembro de 1973, planeou e liderou o golpe de Estado no qual o presidente Salvador Allende perdeu a vida e o Governo democraticamente eleito foi deposto. Pinochet foi nomeado presidente da nova Junta Governativa e de imediato mandou silenciar a oposição (estima-se que tenham sido presas 130 000 pessoas), submetendo todo o país ao controlo rigoroso de militares que lhe eram fiéis. Em Junho do ano seguinte assumiu sozinho o poder no Chile.
Em 1981 foi elaborada uma nova Constituição, onde se podia ler que Pinochet seria o presidente do Chile por mais oito anos. Enquanto esteve no poder, impôs um regime férreo, espalhando o terror e mantendo um controlo cerrado sobre os opositores políticos. Pressionado pela comunidade internacional, cumpriu em 1989 a promessa de realizar um plebiscito, no qual foi rejeitado pelo eleitorado (55% dos votantes exprimiram-se contra a sua permanência no poder). O democrata-cristão Patricio Aylwin veio a ser eleito presidente, mas Pinochet conseguiu manter-se como o mais alto responsável pelas Forças Armadas do país até Março de 1998, onde ocupou o cargo, por ele criado, de senador vitalício.
© 2004 Porto Editora, Lda.

2 comentários:

O Bicho disse...

Então não é que o sacana do homem que durante toda a vida não fez (ou mandou fazer) mais nada senão barbaridades aos desgraçados dos seus concidadãos, consegue viver até aos 91 anos;
pois é, se Deus fizesse justiça como devia ser, já tinha chamado o gajo há muitos anos, lá para cima para os infernos;
mas, parece que não, Deus não está p'raí virado - anda a aprender umas coisas com os árbitros de futebol...

Anónimo disse...

Este é nitidamente um carrasco dos tempos modernos.
Não tem o peso de Pol Pot ou de Estaline, mas para lá caminhava.