domingo, julho 23, 2006

FDS - Eminências Pardas do Século XX - Korolev

Sergei Pavlovich Korolev

O engenheiro soviético Sergei Pavlovich Korolev nasceu em Zhitomir, Ucrânia, a 30 de Dezembro de 1906. Foi o engenheiro que projectou os primeiros foguetes soviéticos e que se tornou o engenheiro-chefe do programa espacial soviético.
Sergei Korolev foi, ao contrário do que comummente se pensa, o verdadeiro criador do desafio de levar homens à Lua, embora a URSS nunca tenha admitido publicamente que pretendia este feito, ao contrário dos EUA, a partir do desafio público lançado pelo presidente John F. Kennedy.
Em 1922, Korolev foi aprovado num exame de admissão à escola de construção em Odessa, Ucrânia e aí começa o seu interesse pela aviação. Dois anos depois, Korolev entrou no Instituto Politécnico de Kiev e em 1926 transferiu-se para a Escola Técnica Bauman de Moscovo (MVTU), a melhor faculdade de engenharia da Rússia.
Concluiu os estudos na MVTU em 1929. Em 1931, entrou no Instituto de Hidrodinâmica e Central Aérea (TsAGI). Em seguida, em Julho de 1932, Korolev foi escolhido chefe do grupo de pesquisa de propulsão a jacto (GIRD), um dos centros de pesquisas em desenvolvimento de foguetes mais modernos da URSS. Em 1933, o grupo reorganizou o instituto de pesquisa de propulsão a jacto (RNII), onde Korolev se tornou chefe e conduziu o desenvolvimento de um veículo equipado com foguetes e de mísseis de cruzeiro.
No período de grandes expulsões feita por Josef Stalin, Korolev foi preso e levado para um acampamento no Gulag, na Sibéria, a 27 de Junho de 1938. Em Março de 1940, Korolev regressou a Moscovo e enviado para a prisão de Butyrskaya. No dia 10 de Julho do mesmo ano, uma comissão especial liderada por Lavrenti Beria, chefe da polícia secreta de Stalin, sentenciou Korolev a oito anos de trabalhos forçados em acampamento, acusado por sabotagem. Porém, em Setembro foi transferido para o Sharashka, um departamento de projectos de aviação na prisão. Era chamado oficialmente de KB-29. Ao mesmo departamento foi levado Andrei Tupolev, também prisioneiro no Gulag.
A 8 de Setembro de 1945, Korolev viajou para a Alemanha para a avaliação e restauração dos mísseis V-2 balísticos. Em Agosto de 1946, ainda na Alemanha, Korolev foi nomeado chefe de um departamento no NII-88, criado recentemente em Podlipki, a nordeste de Moscovo. A organização era responsável pelo desenvolvimento e produção industrial do míssil, baseado na tecnologia do V-2 alemão.
Korolev conduziu o desenvolvimento de diversas gerações de satélites lançados por mísseis balísticos, de veículos de lançamento com fins científicos, militares e de comunicações. Desenvolveu projectos de exploração espacial e equipou as naves espaciais soviéticas. Morreu no auge de sua carreira, a 14 de Janeiro de 1966, na sequência de uma operação cirúrgica.

1 comentário:

Anónimo disse...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»