quarta-feira, julho 05, 2006

O Estado da Nação - VIII - Selecção Nacional de Futebol

Tudo o que se tem dito e escrito, sobre a Selecção Portuguesa de Futebol e da postura dos seus jogadores em campo, não passam de eufemismos e subterfúgios, por parte dos países autores, para expressar realmente o seguinte:
“Oiçam lá vocês, terceiro-mundistas! Vejam mas é se sabem colocar-se no devido lugar (na cauda da Europa) e se não nos importunam a nós, países realmente avançados e desenvolvidos. Pois, nós é que temos estatuto, categoria, desenvolvimento e capacidade de organização, para estarmos no topo do mundo, até no futebol.”
Mas os nossos representantes na Alemanha, têm sido realmente uns “Heróis” e têm sabido, inteligente e habilmente, contornar os obstáculos e passar em frente.
Por mim, continuo a afirmar que:
“Sinto orgulho nacional ao ver a forma como o povo português, intra e além fronteiras recebe e apoia a comitiva nacional e sinto orgulho ao ver as crianças a cantar o Hino Nacional com satisfação e clamarem por jogadores portugueses.
Quanto à prestação da nossa equipa no campeonato, se os jogadores, treinadores e dirigentes, mostrarem Esforço, Dedicação e Organização, a Glória virá por acréscimo e seja qual for a classificação, todo o país continuará a apoiar a nossa Selecção.”
Viva Portugal!

3 comentários:

Anónimo disse...

Este opinião geral que a Europa inteira se uniu para afastar Portugal do Mundial parece-me competaente descabida. Assim como a opinião de que Portugal aidna é visto como um pais sub-desenvolvido, na cauda da Europa, não me parece ter algum fundamento. Neste momento vivo na Holanda e nunca fiquei sequer com essa sensação. E primeiro que tudo, futebole é futebol. e é apenas isso, futebol. Os comentários que se fazem nao devem ser generalizados a uma nação inteira. O que se passa dentro das quatro linhas é apenas futebol. O que se passa fora das quatro linhas, isso sim, já mostra o que é Portugal. E o que se viu e tem visto desde o Euro 2004 é que a opinião geral à cerca dos Portugueses, é a de um povo amistoso, caloroso, hospitaleiro e simpático. O que a imprensa inglesa escreve nao conta. A imprensa sensacionalista inglesa apenas tenta apaziguar um pouco a ira dos ingleses. Eles vivem o futebol de um modo demasiado intenso. Aqui na Holanda, após um periodo inicial em que era claro uma certa "ira" contra os portugueses, depois do jogo, tudo foi esquecido e posto para trás das costas. Inclusivamente, o governo holandês mandou uma carta ao governo portugues a congratular a nossa seleccao pela vitória.
Portugal é visto como um pais agradavel, com um povo caloroso e simpático, perfeitamente desenvolvido, mas que ainda está atrás dos países a frente da Europa. Mas que também está a tomar os passos na direcção certa. E isso é exactamente o que nós somos.

RS disse...

Obrigado Henrique, pela participação.
É verdade que não se deve generalizar e a Holanda é um país em que o seu povo é dos mais tolerantes da Europa. Mas como disseste e bem, nós estamos atrás dos que estão à frente da Europa e é por isso que somos vistos como um povo amistoso, caloroso, hospitaleiro e simpático, porque não ameaçamos ninguém. Mas quando essa ameaça surge, já somos "fiteiros e arruaceiros". É assim em todo o lado, é a vida. Nós faríamos o mesmo, se a Selecção de Futebol de Angola, passasse a fase dde grupos e ameaçasse eliminar-nos.

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested