sábado, julho 08, 2006

FDS - Líderes do Século XX - V - M. K. Ataturk


Mustafa Kemal Ataturk

Fundador e primeiro Presidente da República da Turquia, Mustafa Kemal Ataturk nasceu a 12 de Março de 1881, em Salónica, na época, uma cidade do império otomano e, posteriormente, pertença da Grécia. O seu pai, Ali Riza, um oficial da alfândega, que se transformou num próspero negociante de madeiras, morreu era Mustafa ainda jovem. Primeiro, frequentou uma escola tradicional de inspiração religiosa e posteriormente Mustafa muda para o ensino público. Em 1893, o jovem foi admitido na Escola Militar, onde o professor de Matemática, dada a excelência dos resultados obtidos por Mustafa, o "baptiza" com o nome de Kemal, que significa perfeição, passando então a chamar-se Mustafa Kemal…
...O somatório dos quinze anos da Presidência de Mustafa Kemal constituem uma saga da modernização de um país, de certa forma dramática. Com uma determinação insuperável, o Presidente turco criou um novo sistema político-legal, aboliu o califado, laicizou o governo e a educação, deu direitos civis às mulheres, introduziu o vestuário ocidental, o alfabeto latino e promoveu o desenvolvimento das artes, ciências, indústria e agricultura nacionais.
Em 1934, quando os apelidos foram legalmente adoptados, o parlamento nacional atribuiu-lhe o nome de "Ataturk" (Pai dos Turcos).
A 10 de Novembro de 1938, o libertador nacional e fundador do moderno Estado Turco morreu, sendo o seu corpo transladado em 1953 para um grandioso mausoléu na Turquia.
© 2004 Porto Editora, Lda.

2 comentários:

Anónimo disse...

De vez em quando ouvia no ar este nome mas só agora soube a sua verdadeira identidade; obrigado Rui.

Severino

Anónimo disse...

Looks nice! Awesome content. Good job guys.
»