domingo, julho 23, 2006

FDS - Eminências Pardas do Século XX - II - Von Braun

Wernher Magnus Maximilian von Braun

Nasceu em Wirsitz – hoje Wyrzysk, Prússia, a 2 de Março de 1912 e faleceu em Alexandria, EUA, a 16 de Junho de 1977.
Cientista alemão, foi uma das figuras principais no desenvolvimento de foguetes na Alemanha e nos Estados Unidos.
Antes e durante a Segunda Guerra Mundial, trabalhou no programa alemão de foguetes, alcançando progressos remarcáveis. Em 1937, foi nomeado director do centro de experimentação de Peenemünde, onde foi o responsável pelo aperfeiçoamento da bomba-foguete V-2, que seria utilizada cerca de 4000 vezes principalmente na Inglaterra, na Bélgica e nos Países Baixos em 1944 e 1945.
Entrou nos EUA através do (na época) secreto programa chamado Operação Paperclip, mas o seu trabalho durante e para o regime nazi torna-o uma figura bastante controversa. Isto e o facto de não ter naturalidade dos EUA, foram os motivos principais para o governo norte-americano não atribuir prioridade aos seu programa de lançamentos espaciais, em detrimento da Marinha dos EUA. Mas com o avanço do programa espacial Soviético (com o lançamento do 1.º satélite artificial – Sputnik) e os sucessivos falhanços da Marinha, o governo federal vê-se na contingência de recorrer a Von Braun e à sua equipa de cientistas, para entrar na corrida espacial, acabando este por se tornar um dos heróis do programa espacial dos EUA.
Entrou na NASA em 1960, tornando-se director do Centro Espacial de voo Marshall de 1960 a 1970, onde dirige os programas de voos tripulados Mercury, Gemini e Apollo. É ele o pai do foguete Saturno V que levou os astronautas dos EUA à Lua.
Naturalizou-se cidadão dos EUA em 1955.
Em 1972, deixou a NASA para se tornar director adjunto da empresa Fairchild Industries. Morreu em 1977 de cancro no fígado.

2 comentários:

Anónimo disse...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

Anónimo disse...

I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
»