terça-feira, janeiro 10, 2006

Casos de Tristeza Nacional III


Seis crianças maltratadas por dia.
Relatório da IGS revela quadro negro na protecção de menores.
Tempo de espera após denúncias chega a ser de seis meses.
SEIS crianças são atendidas por dia nos hospitais e centros de saúde do país vítimas de maus tratos físicos e psicológicos, abuso sexual e negligência. Entre 2002 e 2004 foram 102 as instituições do Serviço Nacional de Saúde a receber 7033 crianças em risco. Um número que pode estar muito aquém da realidade, já que, segundo um relatório da Inspecção-Geral de Saúde (IGS) a que o EXPRESSO teve acesso, muitos hospitais não registam as crianças maltratadas que atendem e 48% assumem não ter normas de procedimento para atender vítimas de abusos sexuais.

Mas, nunca mais conseguimos deixar de ter estas notícias? Nunca mais conseguimos resolver isto? Afinal que país e que povo somos nós? Não conseguimos construir dez estádios de futebol num ápice? Não organizámos a Expo 98? Não nos unimos todos para chamar a atenção ao mundo para o caso de Timor Leste?
Então, mas então o que é que nos falta para vencer esta e outras batalhas, no sentido de sermos civilizados e prósperos?
Talvez comprar mais BMW's.
Para lá meter dentro as criancinhas!

2 comentários:

Anónimo disse...

Como eu costumo dizer este é o país que temos ou melhor é o país que queremos continuar a ter, pois se não nos movermos não muda nada.

Anónimo disse...

Somos culpados de muitos erros e muitos pecados, mas o pior crime é o do abandono das crianças. Muitas das coisas de que precisamos podem esperar. As crianças não. Agora é quando os seus ossos estão a formar-se, o seu sangue está a fazer-se e os seus sentidos a desenvolver-se. Não lhes podemos responder: "Amanhã".
disse Professora Gabriela Mistral-Poeta-Chilena-Primeira Mulher Latina a receber o Nobel da Literatura.

Seve