segunda-feira, janeiro 09, 2006

Imagens do Século XX - XXXVI - Moda Anos 60


Moda Anos 60

Os anos 60, acima de tudo, viveram uma explosão de juventude em todos os aspectos. Era a vez dos jovens, que influenciados pelas idéias de liberdade "On the Road" [título do livro do beatnik Jack Keurouac, de 1957] da chamada geração beat, começavam a se opor à sociedade de consumo vigente. O movimento, que nos 50 vivia recluso em bares nos EUA, passou a caminhar pelas ruas nos anos 60 e influenciaria novas mudanças de comportamento jovem, como a contracultura e o pacifismo do final da década.
Nesse cenário, a transformação da moda iria ser radical. Era o fim da moda única, que passou a ter várias propostas e a forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento.

Post dedicado ao Seve!

3 comentários:

O Bicho disse...

...forma de se vestir se tornava cada vez mais ligada ao comportamento... está bem visto, ou neste caso bem vestido, muito a condizer com o Seve, elegante de vestes e pensamentos.

Anónimo disse...

Obrigado amigos por esta homenagem com que nunca sonhei...
Mas as vestes não me dizem nada (apenas me agradam à vista no sentido estético-e, sinceramente, gosto das coisas bonitas, mesmo que feias), mas dizia eu, as vestes são superficiais, embora isto dito por mim possa parecer uma contradição (eu que sempre dei tanta atenção às mesmas), o que importa não são as vestes mas os pensamentos, as atitudes, as maneiras e os modos de estar na vida e isso não sei se terei até hoje conseguido ser tão elegante assim, apesar de, creiam, sempre me "esforçar" por tal!
É por isso que continuo a dizer bom dia sempre que entro, por exemplo, num elevador aonde já estão 10 pessoas e apenas ouça como resposta o silêncio e um esgar de sobranceria e altivez a roçar a arrogância por parte dos marcianos visados com o meu..... Bom Dia!

Seve

Anónimo disse...

Anos 60? Seve? Estão a falar de quê?
Agora a sério. Felizmente que o Severino não é o último dos Moiacanos. Agrada-me a sua forma de vestir. onde o bom gosto impera e o preço pouco importa.
Mantém ao longo dos anos a mesma postura de indumentária, se bem que para tal, também contribui a sua actividade laboral, que o obriga a, diáriamente, usar roupas de ver-a-Deus.
Meu querido amigo, quando penso em ti, lembro-me dos anos 60.
JR