terça-feira, junho 27, 2006

Mundo - ONU

Em 1945, logo após o fim da Segunda Guerra Mundial, representantes de 50 países reuniram-se em São Francisco, numa Conferência Internacional para delinear um acordo para a criação das “Nações Unidas”. O acordo foi assinado por 50 países, em 26 de Junho desse ano, mas esta organização só ficou oficialmente reconhecida em 24 de Outubro, após a ratificação do acordo pela China, França, União Soviética, Reino Unido, EUA e a maioria das outras nações aderentes.
A primeira Assembleia-geral celebrou-se a 10 de Janeiro de 1946 (em Westminster Central Hall, localizada em Londres). A sua sede actual é na cidade de Nova Iorque. A percursora das Nações Unidas foi a Sociedade de Nações (também conhecida como "Liga das Nações"), organização concebida em circunstâncias similares durante a Primeira Guerra Mundial e estabelecida em 1919, em conformidade com o Tratado de Versalhes, "para promover a cooperação internacional e conseguir a paz e a segurança". Em 2006 a ONU tem a representação de 191 Estados-Membros - cada um dos países soberanos internacionalmente reconhecidos, excepto o Vaticano, que tem qualidade de observador, e países sem reconhecimento pleno (como Taiwan, que é território reclamado pela China, mas de reconhecimento soberano por outros países.
Um dos feitos mais destacáveis da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.
A ONU é neste momento uma organização em crise de credibilidade, aparentemente com muitas dificuldades para acompanhar a alteração profunda da política mundial após o fim da guerra fria e o desmantelamento dos blocos político-militares, mas é sobretudo uma organização em crise financeira, dado que os países membros protelam o pagamento das quotizações a que são obrigados (o maior devedor, ou pelo menos um dos maiores, são os Estados Unidos), sabendo-se que esta atitude de não-cooperação é igualmente resultante da perda de credibilidade que afecta a organização.

4 comentários:

O Bicho disse...

Quer dizer que o pessoal das Nações Unidas está com o mesmo problema da nossa Segurança Social - "a fuga às quotizações obrigatórias".
Acho que devíamos mandar para lá o Governo do camarada Socas - o ministro anunciou ontem uma subida de 6,5% nas receitas da Segurnça Social.

Anónimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anónimo disse...

I love your website. It has a lot of great pictures and is very informative.
»

Anónimo disse...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»