terça-feira, junho 10, 2008

Dia da Raça!

PERDIGUEIRO PORTUGUÊS
Utilização: Cão de Caça.
Breve Resumo Histórico
O Perdigueiro Português tem origem na Península Ibérica a partir do antigo Perdigueiro Peninsular, tronco comum a outras raças de cães de parar; resulta da conjugação de um processo de adaptação ao clima, terreno e tipo de caça e de factores de selecção introduzidos pela especificidade sociocultural do povo português, que o vem criando com fins venatórios há séculos.
A sua existência está documentada em Portugal pelo menos desde o século XII. No século XIV era conhecido como “podengo” de mostra" evidenciando já a possibilidade de parar perante a caça; era criado nos canis reais e da nobreza e utilizado na caça de altanaria. No século XVI, já designado como perdigueiro, era comum o seu uso pelas classes populares.
A fixação das actuais características e sua difusão por parte de um grupo de criadores e caçadores tem início no primeiro quartel do século XX.
Aspecto Geral
Proporções Importantes
:
Cão mediomorfo, rectilíneo, tipo bracóide, robusto mas de conformação harmónica aliada à manifesta elasticidade de movimentos.
Comportamento - Carácter:
Extremamente meigo e afectivo, resistente, dotado de grande capacidade de sofrimento e entrega. Calmo e bastante sociável mas um tanto petulante para os da sua igualha. Curioso por natureza, trabalha com persistência e vivacidade. Nada egoísta, tem sempre em vista servir o caçador, com o qual mantém permanente contacto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Politicos e Caes de caça. tudo a mesma Raça.. :)

Pantas