domingo, junho 22, 2008

Portugal visto da Alemanha

(...) "Felizmente (ou infelizmente?) já deixei há um tempo de me preocupar/magicar com a situação aí em Portugal.
Sempre que aí ia, ficava triste com a situação e não queria deixar de acreditar que Portugal um dia iria melhorar. Portugal é um país lindo, com bom clima, tem tudo para ser um lugar onde a população pudesse ter uma vida digna e de boa qualidade. O Problema português, não é culpa dos governantes pois eles são eleitos pela população portuguesa e também derivam desta. O nosso problema está na nossa mentalidade. Nós não sabemos lidar com a crítica, quando somos criticados entendemos a critica como ofensa, e não como uma oportunidade para reconhecer os nossos erros e eliminá-los. Temos uma quantidade de complexos e para disfarçar que não os temos, convencemo-nos que temos muito orgulho em ser português. Só depois de aceitarmos que andamos uma vida inteira a errar, então aí estaremos aptos a avançar um pouquinho.
O povo português nunca soube o que é prosperidade. Foi sempre roubado e enganado mesmo em tempos de prosperidade - como por exemplo no tempo em que Portugal ainda mantinha as colónias. Só uma parte mínima da população portuguesa teve o privilégio em sentir esta prosperidade. O português foi enganado, está a ser enganado e irá ser sempre enganado porque não faz nada para melhorar. É realmente triste. Isto já não me põe triste, tive que desistir em ter esperança que o meu país um dia irá melhorar.
O português não exige, aceita o que lhe dão para a mão, compra má qualidade sem protestar, é o rei a improvisar e acredita que ser bom a improvisar é uma grande qualidade e ainda não chegou à conclusão que só improvisa quem não tem acesso a melhor?
Temos uma mania que somos muito bem-educados e na realidade, estamo-nos a “marimbar” para os outros. Fomos educados para sermos egoístas. Quando ando por Portugal às vezes penso que quando nós fazemos coisas como por exemplo casas, agimos sobre o mote: "para quem é bacalhau basta"."

E-mail enviado por uma portuguesa radicada há muitos anos na Alemanha.

1 comentário:

Kim disse...

Entre a realidade e a ficçção desta lusa, existe acima de tudo o facto de sermos um povo acomodado.