segunda-feira, julho 23, 2007

95 - Eficiência


(…) Resultados de uma pesquisa publicada pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound) revelam que existem grandes diferenças entre os Estados-membros em relação ao número total de dias de folga oferecidos aos respectivos trabalhadores, à duração da semana de trabalho e às horas anuais trabalhadas.

O documento intitulado «Working time developments – 2006», elaborado pelo Observatório Europeu das Relações Laborais (EIRO) da Eurofound, revela que a diferença na atribuição de dias de folga na União Europeia levou a que, em alguns países, no ano passado, se tenha trabalhado mais três semanas e meia do que noutros Estados-membros.

O estudo adianta, por exemplo, que os trabalhadores da Suécia têm 43 dias anuais de férias e feriados, enquanto os trabalhadores da Estónia dispõem apenas de 26 dias.

A investigação salienta ainda que a duração da semana de trabalho e as horas anuais trabalhadas também variam muito de país para país, sendo que os trabalhadores dos 12 novos Estados-Membros trabalham, em média, duas semanas e meia mais por ano do que os da antiga UE-15, de que faz parte Portugal.

Assim, em média, os trabalhadores portugueses, austríacos, belgas, dinamarqueses, finlandeses, franceses, alemães, gregos, irlandeses, italianos, luxemburgueses, holandeses espanhóis, suecos e ingleses têm, em média, 35,6 dias de férias e feriados, enquanto os trabalhadores dos 12 novos Estados-membros apenas dispõem de 31,3 dias (para a UE-27 como um todo, a média é de 33,7 dias), segundo o documento ao qual a Lusa teve acesso.

Depois da Suécia (43 dias), os países com maior número de férias são, segundo a Eurofound, a Alemanha (40), a Itália (39), o Luxemburgo e a Dinamarca (38), a Áustria (37) e Portugal (36,5).

Os países com a menor quantidade de folgas, depois da Estónia (26), são a Letónia (27 dias), a Hungria (28 dias) e a Irlanda, que, com apenas 29 dias de férias e feriados, está no último lugar da UE dos 15. (…)

(…) Entre os activos com mais carga laboral por semana em toda a Europa figuram assim, em primeiro lugar, os trabalhadores da Letónia, Hungria, Polónia, Roménia, Eslovénia, Lituânia, Grécia, Bulgária, Malta (todos com 40 horas semanais), seguidos dos irlandeses e luxemburgueses (39), eslovacos, austríacos (38,8), espanhóis (38,5) e portugueses, que trabalham 38,2 horas por semana, segundo o Eurofound.

Os países onde se trabalham menos horas por semana e por ano são a França, a Suécia, a Dinamarca e a Alemanha, indica o estudo, que salienta o facto da média anual de horas trabalhadas na Estónia (1.872) ser superior em 304 horas à média registada em França (1.568) – «uma diferença que equivale a cerca de 7,6 semanas de trabalho na Estónia». (…)

(…) Com uma média anual de 1.707 horas trabalhadas, Portugal surge no meio desta tabela.
Diário Digital / Lusa
23-07-2007 16:01:02

Em conclusão: nos países mais desenvolvidos da UE os trabalhadores têm mais dias de férias, gozam mais dias de folga e trabalham menos horas semanais.

Será que os Quatro Ursos já leram este relatório?

1 comentário:

Flávio Josefo disse...

Não interessa aos Quatro Ursos ler tais coisas. O que lhes importa é saber as várias formas de conseguir chupar o tutano dos seus trabalhadores. Estes devem ser obedientes, trabalhar à borla de preferência e não terem cérebro para pensar, quanto mais pensam e quanto maior acesso têm à informação pior, pois desse modo podem verificar os belos ursos que são os gestores, administradores e malta afim.