segunda-feira, julho 16, 2007

90 - Paradoxos

Gestores portugueses entre os piores, diz estudo.

Portugal está no grupo de países com piores gestores, diz o Diário Económico esta segunda-feira citando um estudo realizado pela Mckinsey junto de quatro mil empresas, nos EUA, Ásia e Europa.
As empresas nacionais ficam sempre nos últimos lugares das tabelas classificativas quando comparada a qualidade da gestão entre empresas multinacionais e empresas domésticas, Portugal é dos que apresenta uma maior divergência. Este estudo, adianta o jornal, «ajuda a justificar a fraca competitividade da economia nacional e as dificuldades de crescimento verificadas nos últimos anos».

Evidentemente que não serão todos maus, mas é necessário e urgente mudar de mentalidade nesta área e aumentar a formação dos gestores em Portugal.

Curiosamente, os gestores portugueses são dos mais bem remunerados do mundo!

2 comentários:

Metralhinha disse...

Ora até que enfim uma notícia em que a qualidade dos trabalhadores não é posta em causa.
É evidente que a falha está na gestão quando uma empresa dá prejuízo constante, não é competitiva, não consegue crescer, não se moderniza, não investe, não procura novos mercados ou não desenvolve novos produtos.
Qualquer imbecil é capaz de gerir empresas que operam em mercados protegidos, subsidiados e monopolistas, como é o caso da maior parte das empresas de sucesso deste país.
Também é evidente que empresas nas condições acima referidas não podem pagar as fortunas que os seus gestores auferem, execepto, obviamente, em Portugal.

Anónimo disse...

E não estamos a falar dos grandes gestores espalhados pelo mundo.
Cada vez, os ricos são mais ricos e os pobres, mais pobres.