quinta-feira, março 16, 2006

Globalização

França: milhares de jovens manifestam-se contra o Primeiro Contrato de Trabalho.
A China, Índia e Paquistão, entre outros, são países em que os direitos laborais não existem mas produzem e vendem muito e muito barato. A desculpa dos dirigentes destes países quanto à não aplicação de leis laborais justas e até a aplicação dos "Direitos do Homem", baseia-se no argumento de que enquanto não atingirem um nível de desenvolvimento económico satisfatório, não têm condições para as aplicar. É a "pescada de rabo na boca".
Enquanto isso os países desenvolvidos económica e Socialmente, vão perdendo competitividade económica no mercado mundial. Aliado a isto, existe o factor "migração galopante", que coloca mão-de-obra muito barata no mercado de trabalho e alguma, como a que tem origem nos países do Leste Europeu, muito qualificada.
Solução crescentemente adoptada pelos dirigentes políticos dos países mais desenvolvidos: Alteração das leis laborais e respectivos Contratos de Trabalho, no sentido de se obter uma maior Flexibilização laboral, mas que na realidade se traduz por uma Precarização do Trabalho e à perda das regalias sociais, há muito conquistadas.

Sem comentários: