domingo, fevereiro 19, 2006

Casos de Sucesso Nacionais - XXVIII - Amor à Camisola

Levaram as cores de Portugal na camisola e trouxeram... medalhas de ouro. Mas ninguém os conhece, ninguém os reconhece, nem ninguém sabe as condições em que treinam. São os nossos campeões do mundo: 32 homens e mulheres, 9 deficientes, 15 campeões colectivos. Medalhas de ouro que Portugal ganhou no ano passado em várias modalidades. Mas afinal quem são estas pessoas?
Sílvia Saiote - mini-trampolins. Aos 17 anos, já acumulou mais de 50 medalhas, entre as quais 3 medalhas de ouro. Foi vice-campeã de Portugal, foi campeã do mundo, individualmente e por equipas.
António Bento, conhecido por alguns como "Bento Algarvio", tem 31 anos. Desde 2002, acerta em cheio na medalha de ouro no mundo do boxe.
Maria João Morgado tem 26 anos e é diferente. A paralisia cerebral com que nasceu obrigou-a a perder horas da infância dentro de água, para treinar a mobilidade. Nessa altura, nadava subornada a chupa-chupas. Hoje é na piscina que se sente como peixe na água e já representou tão bem Portugal que trouxe três medalhas de ouro, nos 50, 100 e 200 metros livres.
Ricardo Leal dos Santos é a excepção à regra. É gestor. Foi a somar pontos nos patrocínios que conseguiu acelerar a fundo e juntar no currículo quatro "dakares", 12 corridas de quad, vulgarmente conhecido por moto 4, e ganhar uma Taça do Mundo.

São quatro histórias de sobrevivência num país pequeno, à beira-mar plantado, onde os campeões do mundo nem parecem ter lugar.

Reportagem SIC Título - "Amor à camisola"
Jornalista - Bárbara Alves da Costa
Imagem - José Eduardo
Edição de imagem - Marco Carrasqueira
Produção - Isabel Mendonça
Coordenação - Daniel Cruzeiro

Sem comentários: