quarta-feira, fevereiro 22, 2006

100 ANOS

Manifesto do Partido Comunista
Publicação em 21 de Fevereiro de 1848

Membros da Liga dos Comunistas, Karl Marx e Friedrich Engels são por ela encarregados de elaborar o Manifesto do Partido Comunista, que acaba por resultar num documento em que se expõe a doutrina do socialismo científico, não só como programa político e filosófico, mas também como incitação à luta do operariado. O Manifesto surge, assim, na sequência do apelo lançado por aquela sociedade operária internacional, por ocasião do seu congresso realizado em Londres em 1847, onde é publicado no ano seguinte. Trata-se de uma peça de interesse fundamental na História do comunismo, na medida em que traça directrizes para uma teoria e uma prática revolucionárias. Resumem-se essas linhas de força ao reconhecimento da luta de classes como inquestionável motor da História, à missão do movimento operário, unido e forte, no sentido da derrocada final do capitalismo e ao fim das contradições da sociedade de classes, passando pela ditadura do proletariado. Termina o Manifesto com uma frase que se converteu no lema do comunismo mundial: "Proletários de todo o mundo, uni-vos!"...
© 2004 Porto Editora, Lda.
Perante a actual conjuntura mundial, dá vontade de adaptar este lema para "Democratas de todo o mundo, uni-vos!"

6 comentários:

Anónimo disse...

... e bem precisamos. Os Democratas de todo o Mundo devem estar UNIDOS. A coisa tá feia.
abraço JC

Anónimo disse...

Onde o vento cortou amarras
Largaremos p´la noite fora
Onde há sempre uma boa estrela
Noite e dia ao romper da aurora

Zeca

Anónimo disse...

Perante a actual conjuntura mundial o lema "Proletários de todo o mundo, uni-vos!"não deve ser adaptado,nem alterado,mas sim reforçado.
Á globalização do capital os proletários devem opor a sua unidade global.Se os democratas apoiarem são bem vindos.
XL

RS disse...

Este Democrata não apoia este "Manifesto", porque o mesmo tem como meta, a "Ditadura do proletariado" e eu sou contra qualquer tipo de ditadura.
Posso até nem estar de acordo com a forma em que está a ser processada a globalização económica, mas isso não me faz perder o discernimento em relação a outras realidades actuais, nomeadamente o que se está a passar em determinados países muçulmanos e a forma ditatorial que alguns dos seus líderes querem impor ao resto do mundo.
Ser contra a política seguida pela actual administração Norte-americana, não faz de mim apoiante de uma qualquer ideologia ditatorial ou mesmo de cariz terrorista, venha ela de onde vier.
Não sou defensor da ideologia "Ou és a favor ou contra mim". O Mundo tem 6 biliões de habitantes e temos de arranjar uma forma de vivermos todos em harmonia-Por muito utópico que isto pareça.
Por tudo isto é que eu me considero um DEMOCRATA!

RS disse...

E obrigado XL pela participação.

Anónimo disse...

Hoje, a questão primordial, nesta conjuntura é saber QUEM SÃO AFINAL OS PROLETÁRIOS? Onde é que eles estão?