domingo, julho 20, 2008

Pobreza Disfarçada

"Não estamos a falar de idosos, dos típicos desempregados, mas de pessoas com menos de 40 ou 45 anos que se calhar não deixam de pagar a netcabo nem desmarcam as férias na agência de viagens mas passam fome".
Manuel de Lemos [presidente da União das Misericórdias], DN, 20-07-2008

Está cada vez mais a descobrir-se uma nova classe social: “Os Pobres Disfarçados”.
Pelas razões mais diversas, estas pessoas adquiriram um “Status" Social, que também pelas mais diversas razões deixaram de poder ter (aumento da taxa de juro do empréstimo à habitação; aumento dos combustíveis; aumento do preço dos alimentos; aumento da mensalidade da creche dos filhos; ordenados que não aumentam, um membro do agregado familiar ficou sem emprego, etc.). Mas querem continuar a manter esse “Status" que adquiriram por via de empréstimos bancários e querem continuar a mostrar o “Audi A4” ou o “BMW 320D" ou o “Mercedes 200 Classe C” que importaram da Alemanha - com mais de 500 mil Kms, mas que parecem novos e fazem roer de inveja os vizinhos e amigos. Também não desistem da televisão por cabo porque isso actualmente também é um sinal de pobreza e implica diminuição de “Status”.
Então, quando o dinheiro não chega para tudo isto, onde se corta financeiramente, de uma forma que os outros não percebam? Naquilo que não é visível. Na alimentação!
Eis os novos pobres!

1 comentário:

Anónimo disse...

Comentario muito interssante, a mesma coisa se passa com a maioria dos imigrantes. Andao a dormir num quarto so, a dividir a cozinha e casa de banho com outras pessoas. Alugam jipes e outros luxuosos carros para ir a Portugal de ferias, so para dizer que tem uma boa vida, mas durante do ano quase que nao comem para nao...

F