segunda-feira, abril 07, 2008

A Revolta dos Adolescentes!

Austrália
Adolescentes ferem 19 pessoas em ataque a escola.
Cinco adolescentes australianos foram hoje detidos após terem agredido, com tacos de basebal, um professor e ferido 18 estudantes, numa escola secundária dos subúrbios de Sydney.
Alexandre Costa, Expresso Online, 07-04-08

Nos últimos tempos não têm faltado notícias nacionais e internacionais, sobre jovens que matam, roubam, atropelam, injuriam, faltam ao respeito, etc. Curiosamente (ou não) é nos países ditos mais desenvolvidos que estes casos estão a acontecer.
Numa época que se diz de “crise de valores”, estarão estes jovens a procurar o seu papel na sociedade, ou estarão a praticar a violência quase como se de um desporto se tratasse?
Actualmente, nas sociedades desenvolvidas do Ocidente, quais serão os valores de referência para a maioria dos jovens? A pátria, a família, o respeito pelo semelhante, a vida? Talvez não. Parece-me que os valores de referência dos jovens estão a transferir-se para os “sms”, “mms”, "mp3", "playstation", "street racing", sexo filmado e difundido na "Internet", "Smith&wesson", "Beretta" e "Glock".
Um exemplo: os jovens que ingressam nas fileiras militares actualmente, têm como uma das grandes motivações as missões no estrangeiro. E quanto mais perigoso for o palco de guerra, maior a motivação.
É o culminar da iniciação na playstation, do “treino” na escola e nas claques de futebol organizadas!

Sem comentários: