sábado, abril 22, 2006

Noruega e Portugal - V

Mas tudo isto é tão verdade que não serve para nada, isto é se não mudam as mentalidades, tudo o resto muito devagar se modifica.
Duas histórias demonstrativas:
1.ª
Há cerca de 8 a 10 anos, um navio da Marinha Portuguesa em exercícios NATO, atracou na Noruega durante 5 dias. Um grupo de quatro indivíduos, alugou um automóvel para turismo. Chegados a uma portagem verificaram que em vez de cancelas, existia um funil grande (provavelmente para meter moedas) sem vigilância. Como ninguém obrigava a pagar portagem, os “chico espertos portugas” passaram sem pagar e ainda devem ter chamado “otários” aos noruegueses. Quando entregaram a viatura o dono do cartão de crédito verificou que lhe tinham sido descontados 30 contos na conta, para além do aluguer.
2.ª
Ontem estava num café da Amadora, às 19.00 horas a falar com A, quando chegou B (B trabalhou vários anos na Suécia). Passados 5 minutos de conversa, estão a buzinar e B vai retirar a viatura mal estacionada e quando regressa afirma: “Epá levei um sermão de um velhote agora mesmo. Eu sei que estacionei em cima da passadeira, mas também não é nenhum crime. Vim embora e deixei o homem a falar sozinho”. Eu perguntei, “Olha B, na Suécia também estacionavas na passadeira?” “Nem pensar”, respondeu B. “Então porque é que fazes isso cá?”. “Tás parvo? Isso não tem nada a ver, estamos em Portugal pá!”.

Portanto penso que esta mentalidade só mudará na próxima Glaciação. Até lá, sejamos felizes!

Sem comentários: