domingo, dezembro 25, 2005

Menino Jesus


A Data do Nascimento do Menino Jesus
"Hoje, a data aceite mundialmente para as festividades natalícia, é 25 de Dezembro. Mas nem sempre foi assim.
Nem mesmo os autores dos Evangelhos bíblicos estavam muito certos da data do nascimento de Jesus. Por exemplo, das declarações no Evangelho de São Mateus encontramos escrito que Jesus nasceu nos tempos do Rei Herodes, enquanto no Evangelho de São Lucas consta que Ele nascera quando Cirénio era governador da Síria, ou mais tarde. Estas duas declarações oferecem-nos tema para discussão, pois o reinado de Herodes terminou em 4 a.C. e as autoridades bíblicas declaram que o governo de Cirénio foi de 4 a.C. a 1 a.C. e, posteriormente, a 6 A.D. Outro ponto controverso é a diferença em relação às datas em que se teria realizado o recenseamento da população, realizado pelo Imperador romano Augusto, cujo ano é comummente aceite como o do nascimento de Jesus.
Portanto, seria muito difícil para qualquer pessoa elaborar um calendário capaz de dar a data certa do nascimento de Jesus. Até mesmo os Santos Patriarcas da Igreja bem como eminentes autoridades eclesiásticas, por muitos séculos, não conseguiram fixar com exactidão a data de seu nascimento. Os cristãos antigos celebravam o Natal com um grande festival em Maio, ou, por vezes, em Abril e, em outras ocasiões em Janeiro. Algumas das mais antigas tradições da Igreja fixavam, em definitivo, o 20 de Maio como a data certa, enquanto outras insistiam em fixá-la a 19 ou 20 de Abril.
Hoje, nós já temos o apoio da Ciência para a confirmação dos dados apresentados. O astrónomo britânico Colin Humprey, professor da Universidade de Cambridge, afirmou em 1991 que a conhecida Estrela de Belém, registada com absoluta precisão pelos antigos astrónomos chineses, teria sido um cometa. Baseando-se nos seus cálculos, o cometa teria passado pela órbita da Terra 5 anos antes do início da Era Cristã. Apoiando-se nos relatos bíblicos, Humprey concluiu que o nascimento de Jesus ocorreu em Abril, provavelmente entre os dias 13 e 27."
H. Spencer Lewis, A Vida Mística de Jesus, Biblioteca Rosacruz, Editora Renes.

2 comentários:

Anónimo disse...

Concluo assim, que nasci no dia do menino Jesus, 20 de Maio 1951 d.c.
Para quem pensava ser um diabinho, não está nada mal. JR

Anónimo disse...

A Todos Um Bom Natal


Refrão
A todos um Bom Natal
A todos um Bom Natal
Que seja um Bom Natal, para todos vós

No Natal pela manhã
Ouvem-se os sinos tocar
E há uma grande alegria, no ar

Refrão

Nesta manhã de Natal
Há em todos os países
Muitos milhões de meninos, felizes

Refrão

Vão aos saltos pela casa
Descalças ou com chinelos
Procurar suas prendas, tão belas

Refrão

Depois há danças de roda
As crianças dão as mãos
No Natal todos se sentem, irmãos

Refrão

Se isto fosse verdade
Para todos os Meninos
Era bom ouvir os sinos tocar.