terça-feira, novembro 13, 2007

Desburocratizar

Para votar bastará apresentar BI ou Cartão de Cidadão
Cartão de Eleitor vai acabar
13.11.2007 - 20h53 Lusa
O Cartão de Eleitor vai acabar e os cidadãos maiores de 18 anos vão poder votar apenas com o Bilhete de Identidade (BI) ou Cartão de Cidadão na área onde residam, anunciou hoje o ministro da Administração Interna. (...)
(...) A par desta alteração, o Governo, disse Rui Pereira, está a preparar a criação do "voto em mobilidade", conhecido por voto electrónico, em que os eleitores poderão exercer o seu direito onde quer que se encontrem.

Ora cá está uma boa medida governamental e um óptimo exemplo de funcionalismo público ao serviço dos cidadãos. E é uma medida que ganha relevância, no sentido em que retira motivos de desculpa aos que não votam, num país com um nível médio de abstenção eleitoral de cerca de 50%.

3 comentários:

Kim disse...

E assim, acabam-se definitivamente as desculpas de quem não tem tempo para votar ou está ausente do seu local de voto.
Não pode ser só coisas más!

António Manuel Dias disse...

O voto electrónico tem de ser muito bem implementado para que a sua segurança e confiança fiquem asseguradas sem qualquer hipótese de dúvida, ou o processo eleitoral ficará descredibilizado. Não me parece que seja este o caso, mas vamos ver.

Metralhinha disse...

O voto electrónico pode ser tão seguro como a banca electrónica.

A introducção do voto electrónico, especialmente através da Internet, pode contribuir para uma democracia mais participativa e até mesmo, quando a sociedade for mais madura e mais culta, pode ser o instrumento fundamental da democracia directa.