segunda-feira, setembro 10, 2007

Sociedade

OMS: Um suicídio a cada 30 segundos em todo o mundo.
Cerca de 3.000 pessoas suicidam-se todos os dias no mundo, uma a cada trinta segundos, alertou esta segunda-feira a Organização Mundial de Saúde (OMS) por ocasião da comemoração do «Dia Mundial de Prevenção do Suicídio».
Diário Digital / Lusa 10-09-2007

Émile Durkheim (1858-1917), o pai da Sociologia moderna, conclui na sua obra “O Suicídio” que as pessoas o cometem por razões de exclusão ou não-integração na sociedade e não por factores meramente individuais ou patologias mentais, ao contrário do que se pensava até à época.
Na sua investigação sociológica, Durkheim definiu aquilo a que chamou de “preponderância progressiva da solidariedade orgânica”, que de uma forma muito generalista e resumida, significa que a solidariedade numa sociedade varia consoante o grau de modernidade dessa mesma sociedade i.e., quanto maior e mais sólida for a taxa de solidariedade, mais moderna é uma sociedade e os seus membros vivem mais satisfeitos e com menor taxa de suicídios. O sentimento de exclusão pode ocorrer não só por falta de condições de vida, mas também por excesso dessas condições, por paradoxal que possa parecer.

1 comentário:

Anónimo disse...

E tem razão.
Não pensar assim, é um suicídio.