sábado, setembro 09, 2006

FDS - Líderes do Século XX - XVII - Isabel II de Inglaterra

Rainha Isabel II de Inglaterra – Coroação em 1947

Elizabeth Alexandra Mary Windsor, nascida em Londres a 21 de Abril de 1926, é a actual rainha e chefe de estado do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte, bem como Rainha de Antígua e Barbuda, Groenlândia, Austrália, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Névis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.
É também a chefe da Comunidade Britânica (Commonwealth), Governante Suprema da Igreja da Inglaterra, Comandante-Chefe das Forças Armadas do Reino Unido e Lorde de Mann; ela reina com esses títulos desde a morte de seu pai, Rei Jorge VI em 6 de Fevereiro de 1952. Ela é actualmente a chefe de estado que está no poder há mais tempo na Europa, nas Américas, África e Oceânia, sendo a segunda no mundo, atrás apenas do Rei Rama IX da Tailândia.
Cerca de 125 milhões de pessoas vivem em países em que ela é chefe de estado. Seu reinado passou pelo governo de dez diferentes Primeiros-ministros. Ela é casada com Filipe, Duque de Edimburgo, e é mãe do príncipe herdeiro ao trono britânico, Carlos, Príncipe de Gales.

Sem comentários: