A primeira ideia sobre a construção de uma ponte que viesse a ligar a cidade de Lisboa à margem esquerda do Rio Tejo remonta ao ano de 1876 (…)
(…) Só no ano de 1953 é que o Governo português cria uma Comissão com o objectivo de estudar e apresentar soluções sobre a questão do tráfego ferroviário e rodoviário entre Lisboa e a chamada margem sul do Rio Tejo.
Finalmente, em 1958, os governantes portugueses decidem-se, oficialmente, pela construção de uma ponte.
No ano seguinte, é aberto um concurso público internacional, para sejam apresentadas propostas para a sua construção. Após a apresentação de quatro propostas, o que aconteceu no ano de 1960, a obra é adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção. A 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, das quais se destacam o Presidente da República, Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, o Presidente do Governo, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada, oficialmente, por Ponte Salazar. O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, actualmente, a perto de onze milhões de euros.
Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome é mudado para Ponte 25 de Abril (…)
(…) A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril estão bem expressas no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América. Passados quarenta anos, após a sua inauguração, ocupa, agora, o 17º lugar, a nível mundial.
Outros dados relevantes sobre a Ponte 25 de Abril, à data da sua inauguração:
- 1012,88 metros de comprimento do vão principal;
- 2277,64 metros de distância de amarração a amarração;
- 70 metros de altura do vão acima do nível da água;
- 190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal);
- 58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal;
- 11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza - 54,196 quilómetros de fio de aço);
- 79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul;
- 30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado.
Estes resultados foram obtidos com a aplicação de 263.000 metros cúbicos de betão e 72 600 toneladas de aço.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(…) Só no ano de 1953 é que o Governo português cria uma Comissão com o objectivo de estudar e apresentar soluções sobre a questão do tráfego ferroviário e rodoviário entre Lisboa e a chamada margem sul do Rio Tejo.
Finalmente, em 1958, os governantes portugueses decidem-se, oficialmente, pela construção de uma ponte.
No ano seguinte, é aberto um concurso público internacional, para sejam apresentadas propostas para a sua construção. Após a apresentação de quatro propostas, o que aconteceu no ano de 1960, a obra é adjudicada à empresa norte-americana United States Steel Export Company, que, já em 1935, tinha apresentado um projecto para a sua construção. A 5 de Novembro de 1962 iniciam-se os trabalhos de construção. Menos de quatro anos após o início destes, ou seja, passados 45 meses, a ponte sobre o Tejo é inaugurada (seis meses antes do prazo previsto), cerimónia que decorreu no dia 6 de Agosto de 1966, do lado de Almada, na presença das mais altas individualidades portuguesas, das quais se destacam o Presidente da República, Almirante Américo de Deus Rodrigues Tomás, o Presidente do Governo, António de Oliveira Salazar e o Cardeal Patriarca de Lisboa, D. Manuel Gonçalves Cerejeira, passando a ser chamada, oficialmente, por Ponte Salazar. O seu custo rondou, preço à época da sua construção, o valor de dois milhões e duzentos mil contos, o que corresponde, actualmente, a perto de onze milhões de euros.
Logo a seguir à Revolução de 25 de Abril de 1974, o seu nome é mudado para Ponte 25 de Abril (…)
(…) A grandeza e a imponência da Ponte 25 de Abril estão bem expressas no facto de, à data da sua inauguração, ser a quinta maior ponte suspensa do mundo e a maior fora dos Estados Unidos da América. Passados quarenta anos, após a sua inauguração, ocupa, agora, o 17º lugar, a nível mundial.
Outros dados relevantes sobre a Ponte 25 de Abril, à data da sua inauguração:
- 1012,88 metros de comprimento do vão principal;
- 2277,64 metros de distância de amarração a amarração;
- 70 metros de altura do vão acima do nível da água;
- 190,47 metros de altura das torres principais acima do nível da água (o que a torna a segunda mais alta construção de Portugal);
- 58,6 centímetros de diâmetro de cada cabo principal;
- 11 248 fios de aço com 4,87 milímetros de diâmetro, em cada cabo (o que totaliza - 54,196 quilómetros de fio de aço);
- 79,3 metros de profundidade, abaixo do nível de água, no pilar principal, Sul;
- 30 quilómetros de rodovias nos acessos Norte e Sul com 32 estruturas de betão armado e pré-esforçado.
Estes resultados foram obtidos com a aplicação de 263.000 metros cúbicos de betão e 72 600 toneladas de aço.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário