sexta-feira, agosto 04, 2006

Casos de Sucesso Nacionais - XLIV - Robótica Nacional

Equipa portuguesa conquista título mundial de robótica

Bremen - A equipa FC Portugal, constituída por elementos da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e da Universidade de Aveiro, conquistou o título mundial de robótica, na categoria Simulação 3D, no Campeonato do Mundo de Futebol Robótico, disputado em Bremen, na Alemanha, foi anunciado esta quarta-feira.
A equipa portuguesa marcou 77 golos sem permitir aos adversários marcar quaisquer pontos. Neste caso, a equipa nacional defrontou, duas vezes, o anterior campeão mundial (Aria), vencendo por 4-0 e 1-0, disputando a final com os chineses Wright Eagle, numa vitória por 1-0.
Na liga de Simulação 3D desenvolvem-se essencialmente metodologias de inteligência artificial que permitam a equipas de robôs executar tarefas cooperativas complexas. A investigação da FC Portugal centra-se em metodologias de coordenação de agentes (robôs), incluindo estratégias flexíveis, tácticas, posicionamento estratégico baseado em situações, trocas dinâmicas de posições e papéis, modelização mútua, comunicação optimizada, visão inteligente, entre outras.

Somando este caso a outros de sucessos, científico e empresariais, dá vontade de perguntar: Mas o que é que ainda nos falta para sairmos deste marasmo económico?

Sem comentários: