terça-feira, outubro 09, 2007

Erro Capital - Contar a Verdade!

Depois de entrevista polémica à PÚBLICA
RTP: Conselho de Administração anuncia "procedimentos legais" contra Rodrigues dos Santos
09.10.2007 - 17h16 PUBLICO.PT
O jornalista admitia ainda estar desmotivado por “ver o poder interferir despudoradamente na informação”. Mais à frente sustentava que, enquanto director de informação, raras vezes contactou com os sucessivos governos, mas acrescentava: “Na minha experiência, os governos contactam as administrações e depois estas passam, ou não, os recados”.
Há muito tempo que não acredito na RTP!
Gosto de boa informação, vejo a SIC Notícias.

7 comentários:

António Manuel Dias disse...

Na RTP ainda há alguém que se preocupa com a influência do poder sobre a informação. Na SIC, especialmente na SIC notícias, a informação é a voz do poder.

RS disse...

Mas é um canal privado, não vive à custa do contribuinte.
Todos os "média" são a voz de alguém, eu aprecio a informação deste canal, em especial o "Jornal das Nove" com o Mário Crespo.
Bem vindo de novo Dias.

Anónimo disse...

Na RTP só se aproveita a 2. Tudo o resto é aquilo que a gente sabe e paga.
A filha do capitão é que tem a culpa.
Ah ganda Zézinho. Não ficas desempregado.

Luís Bugalhão disse...

nós só pagamos, na rtp, o canal 2. a 1 e a n são sustentadas pela publicidade.

na sic notícias, e na sic só, também pagamos. se fores ver os accionistas do canal do balsemão, vais ver que anda lá muita 'gente' que tem a sua quota na empresa por via dos nossos impostos. quanto à isenção da sic e, especialmente, do mário crespo, só podes estar a brincar.

mas a coisa mantém-se: quem manda no trabalho dos jornalistas, a ética ou o conselho de administração? por muito naif que possas ser, não acredito que penses que os privados são uma coisa muito melhor que o público, só porque, tecnicamente, nós não pagamos aos primeiros.

és sociólogo. sabes ainda melhor que eu como a coisa funciona. ou é só uma questão de acreditares nisso para estares de bem com a tua escolha e com a tua consciência?

é caso para dizer: 'e os ladrões?!'. é tudo do público... no privado é só gente boa.

cumps

atão dias? e no maracujá? nada?

abracinho

RS disse...

Prefiro o regime de iniciativa privada ao regime de colectivização dos meios de produção.

Luís Bugalhão disse...

ah bom! não é uma questão de crença. é assunto de preferência. assim deixas pouco espaço para debate, mas cá vai:

- tb não defendo a colectivização dos meios de produção (cmp). é coisa do passado;
- mm essa coisa dos meios de produção, tb me soa a arcaico, mas isso pode ser falta de info;
- agora, o q n é do passado, pelo contrário é um assunto para o futuro, é a cartilha do neo-'laissez faire, laissez passer';
- e a esse propósito gostava de perguntar-te: achas que as democracias funcionam bem sem qq tipo de controle do estado? achas que as multinacionais se preocupam com éticas e afins, se o ganhar muito dinheiro estiver em causa?;
- e achas que a melhor maneira de essas empresas ganharem muito dinheiro à custa de todos nós (vidé os fabulosos lucros dos bancos que operam em pt) é serem independentes, MAS COMPLETAMENTE, dos poderes instituídos, sejam democráticos ou não?
- será que por causa de haver empresas públicas, o público está muito pior servido?. (acabou por ser um questionário, deskp).

o que eu acho é que há espaço para tudo. nomeadamente em sectores chave de qq sociedade, há que haver controle do estado (repara que não digo do governo). um desses sectores chave é a com. social, pois reza a cartilha liberal que os media são um dos pilares da democracia. outro, por exemplo, é o da saúde, que em portugal, por via da privatização, já te vai pôr numa clínica privada de estomatologia, quando devias ter direito a essa especialidade no serviço nacional de saúde, ou, no nosso caso, em hospitais militares. tal cm vem na CRP.

compreendo que não queiras (ou não prefiras) a cmp. mas tb não creio que aches que tudo deve ser entregue aos privados, só pq são privados. como dizias em post anterior: uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, ie, uma coisa é acabar com tendências controleiras 'a la' democracia popular; outra coisa é cairmos que nem um patinho no regaço terno das privatizações. é que esses, não querem saber de políticas. isso é coisa para os políticos. querem é, por cada chupadela que tu dás na teta, receber em troca um queijinho já curado. ou então, se não o deres, acontece-te o mm que ao zé orelhinhas. mm nos privados (é curioso, a esse propósito, ver o que se diz no artigo sobre avençados).

em resumo, protejam-me da iniciativa privada, tal como ela é encarada por balsemões e belmiros. deixem-me cá com as minhas ideias de, colectivamente, organizar-me para fazer face a todas as 'ingerências'. públicas ou privadas.

agora preferir, preferir, é mais paz. 'tás a ver, PAZ, PAZ, PAZ.

cumps

Metralhinha disse...

Parece-me que na RTP se está mais perante guerras de capoeira, mais do que defendendo princípios éticos.