terça-feira, junho 05, 2007

66 - Entalados

Putin ameaça apontar mísseis para a Europa

O presidente russo, Vladimir Putin, advertiu, ontem, que a Rússia pode apontar os respectivos mísseis para a Europa caso os Estados Unidos da América (EUA) prossigam com os seus planos para instalar na região oriental do continente elementos do seu escudo anti mísseis.

Os EUA querem alargar o âmbito de acção da NATO até à porta da Rússia. Putin que tem tanto de parvo como de democrata, não aceita e aponta mísseis novamente à Europa. Esta, como não tem política de defesa autónoma (porque delega na NATO essas funções), fica outra vez entalada no jogo das duas super potências nucleares mundiais.

1 comentário:

Anónimo disse...

Depoimentos
O escudo antimíssil estadunidense na Europa é um acto de guerra

11 de Junho de 2007
Noam Chomsky
A instalação de um sistema de defesa antimísseis na Europa oriental é, na prática, uma declaração de guerra. Experimentem imaginar como reagiria a América se a Rússia, a China, o Irão ou qualquer outra potência estrangeira ousasse pensar, apenas pensar, em instalar um sistema de defesa antimísseis na fronteira dos EUA ou na sua proximidade, ou se executasse, de facto, este plano. (...) É notório, em todo o mundo, que a defesa antimísseis é uma arma de primeiro ataque