sábado, março 17, 2007

Sinais - XXIV - "Trends"


O fim da web 1.0
Sandra Gonçalves – Diário Digital

Um dia como outro qualquer, a navegar de forma intrépida pela web (muito por culpa da profissão), depois de esgotada a consulta pelos sites e portais favoritos, e chego à conclusão que a Internet já está a precisar de uma reestruturação, de um mega recycle bin . A rede está caótica. Pejada de páginas desactualizadas, mal concebidas, com conteúdos fracos e mau design. Em suma, a Internet, está anárquica…
…Possivelmente, e talvez me arrependa de dizer isto, defendo o regresso da censura, mas desta vez noutro contexto, ao do ciberespaço.

Enquanto jovens, os cidadãos são normalmente inconformados, querem modificar a sociedade de acordo com a sua nova visão do mundo e são contra qualquer tipo de censura. Quando esses mesmos cidadãos conseguem a mudança e se acomodam na nova sociedade ou adquirem alguma forma de poder, têm tendência para se tornarem conservadores e tentam “esmagar” todas as novas ideologias que ameacem o seu bem-estar ou poder.
As sociedades, as vontades e as opiniões, movem-se secularmente por ciclos e tendências - o que os anglo-saxónicos costumam apelidar de Trends.
Parece que estamos novamente no Trend da ditadura e da censura

Sem comentários: