terça-feira, março 29, 2011

CONTRADIÇÕES



A SOCIEDADE QUE PRETENDEMOS CONSTRUIR

“Amigos e companheiros:
Os resultados deste Congresso vêm-nos permitir dar resposta às contradições e desigualdades da sociedade portuguesa, que ontem enunciei.
O programa aprovado torna mais clara e mais precisa a proposta que nos compete fazer ao Povo Português. Partindo da situação real em que o País se encontra, propomo-nos iniciar a construção de uma sociedade socialista em liberdade. Este é, na verdade, o objectivo que, pela via social-democrática, nos propomos atingir.
A passagem da sociedade baseada no lucro e na exploração para a sociedade da igualdade na liberdade será feita através de reformas sucessivas e irreversíveis e dar-se-á quando e nos termos que a população democraticamente definir.
O socialismo democrático que defendemos é garantia de que será o Povo a construir a sociedade em que quererá viver, pondo ele próprio em prática os grandes ideais do Socialismo e da Democracia: Liberdade, Igualdade e Solidariedade. Estes ideais são resultado da convergência do Humanismo, do Cristianismo e da Filosofia ocidental, das lutas das classes trabalhadoras, do pensamento socialista reformista e do combate contra todas as formas de opressão. Desta convergência, bem como do carácter original dos partidos sociais-democráticos, que foram durante anos partidos da classe operária antes de se transformarem em partidos de todo o Povo, resultam os valores da Comunidade e da Pessoa que, no Socialismo Democrático, se fundem em síntese harmoniosa.
Será, pois, a via social-democrática que nos vai permitir dar resposta às esperanças do Povo Português; construiremos, de acordo com a sua vontade e adaptando-se às suas características próprias, uma sociedade nova onde não haja exploração nem opressão.”

Francisco Sá Carneiro
http://www.institutosacarneiro.pt/archive/doc/volume_tres.pdf

XL

1 comentário:

RS disse...

Extraído do Blogue "Às vezes - fim de semana".
http://jomalori.blogspot.com/