segunda-feira, dezembro 08, 2008

VENDE-SE

CRISE FINANCEIRA NOS EUA
Negócios em tempo de crise
Vende-se sangue, óvulos, esperma e até cabelo

Os empréstimos, a queda das acções ou o desemprego são alguns dos motivos para que cada vez mais norte-americanos recorram à venda de tecidos e fluidos corporais para fazer dinheiro.
Luis Romero/AP, Expresso Online, 13:42, Segunda-feira, 8 de Dez de 2008
Está a aumentar o número de pessoas que dá sangue em troca de uma compensação económica
Aflitos por causa dos empréstimos, a queda das acções ou o desemprego, cada vez mais norte-americanos estão a utilizar um recurso a que nunca pensaram recorrer: os seus tecidos e fluidos corporais.
A venda de sangue, sémen, óvulos e até o cabelo tem crescido com força nos últimos meses nos Estados Unidos, onde várias agências afirmam que cada vez mais pessoas tentam vender o seu sémen ou óvulos, apesar de nem todas passarem nos rigorosos controlos.
Numa altura em que o número de norte-americanos que recebe o subsídio de desemprego alcançou no passado mês o recorde dos últimos 26 anos, o tráfico em sites como BloodBanker.com, especializado em informação sobre doações de sangue pagas aumentou 50 por cento este Outono.
O preço de uma doação de plasma pode atingir os 50 dólares nos Estados Unidos. Segundo a associação Plasma Protein Therapeutics, esta tendência começou em 2007, quando o número de doações cresceu até aos 15,3 milhões, contra os 10,3 milhões em 2003.
Mais rentável é a doação de esperma, com preços entre os 60 e os cem dólares por sessão. O banco de esperma Seattle Sperm Bank, no estado de Washington, garante que recebe actualmente uns 150 pedidos para doar, três vezes mais do que o habitual durante o período das festas.
Até o cabelo pode ser um negócio em alta nos tempos de crise. O site TheHairTrader.com, um dos principias espaços de venda de cabelo, revelou que recebeu mais de 20 por cento de visitas nos últimos dois meses.
"Estamos a trabalhar para pôr on-line uma nova página assim que seja possível, de forma a podermos responder ao aumento do tráfego, disse Jacalyn Elise, fundadora da TheHairTrader.com. Neste site, milhares de pessoas, geralmente mulheres, põem à venda o seu cabelo a preços que podem atingir os 2.000 dólares.
No Texas, a agência de doação de óvulos The Donor Solution afirma que cada vez recebe mais chamadas de candidatas a doadoras, apesar da maioria não cumprir os requisitos mínimos.
"Triplicou o número de pedidos para doação que recebemos por semana, mas são pessoas geralmente sem emprego, sem estudos, que não cumpre com os nossos requisitos", disse Mary Fusillo, directora da agência.
Mary Fusillo adiantou que muitas das mulheres que contactam com a empresa desconhecem que o processo de doação de óvulos é longo, complicado e implica que a mulher siga um tratamento hormonal.
Oficialmente, os óvulos não se pagam, mas as doadoras recebem uma compensação económica que oscila entre os 4.000 e os 6.000 dólares pelas deslocações e as horas de trabalho perdidas.

Preçário:
Sangue – 50$
Esperma – 60$ a 100$
Cabelo – Até 2000$
Óvulos – 4000$ a 6000$

2 comentários:

Anónimo disse...

O paraiso do capitalismo.
Sonho ou pesadelo?
xl

Anónimo disse...

Qualquer dia, até ranho se vende.. :)

Pantas