terça-feira, dezembro 16, 2008

AVISOS "À NAVEGAÇÃO"!

Mário Soares avisa que está a ser criado clima de desconfiança e revolta em Portugal
TSF On-line hoje às 07:15

Mário Soares afirma que em Portugal está a ser criado um clima de desconfiança e de revolta. O antigo presidente da República escreve, num artigo publicado esta terça-feira, no Diário de Notícias, que a actual crise está a generalizar-se na Europa e Portugal não deve ficar indiferente ao que se passa à sua volta.

Na Grécia um tiro de pistola de um agente da polícia sobre um jovem está a provocar o caos e a desordem há alguns dias. Por cá, as pessoas andam descontentes porque a crise não tem fim à vista, os chefes militares na reforma fazem cada vez mais avisos sobre o perigo da insubordinação e da revolta, que espreita a qualquer momento. Os avais concedidos pelo governo à banca não se reflectem nas empresas e nos trabalhadores, apenas nos accionistas, as alterações efectuadas ao código penal parecem feitas “à medida” para proteger VIP’s, a Demagogia (sistema de governo de alguns em prol de alguns) sobrepõe-se cada vez mais à Democracia (sistema de governo de alguns em prol de todos), o Neo-liberalismo financeiro tem pouco a ver com o Liberalismo económico e está a corroer o sistema economico-social dos países ocidentais desenvolvidos, etc., etc., etc.
Parece que todo este sistema está a precisar de uma nova “formatação”. Se for à força será certamente pior para toda a gente. Ou não!

2 comentários:

Anónimo disse...

"Na Grécia um tiro de pistola de um agente da polícia sobre um jovem está a provocar o caos e a desordem há alguns dias."
Isso, foi apenas a gota que fez transbordar o copo, porque as manifestações contra o governo já estavam na rua há mais tempo, só que não apareciam nas televisões.
Os protestos explodiram desta maneira generalizada e violenta em reacção à política de direita levada a cabo pelo governo de Costas Karamanlis que, tal como entre nós, é marcada por casos repetidos de corrupção, ataques aos direitos dos trabalhadores, alteração para pior do regime de pensões, privatização de serviços públicos. Em consequência, 20% dos 11 milhões de gregos vive abaixo da linha de pobreza, 8% dos trabalhadores estão desempregados e entre os jovens de 20 a 25 anos o desemprego atinge quase os 23%.

Além da Grécia por toda a Europa e em particular Espanha e Itália, estão a surgir movimentos de jovens, desalinhados dos sindicatos reformistas/social-democratas, em luta pelos seus direitos.Por isso é natural que a burguesia comece a ficar preocupada.
BV

Anónimo disse...

EUA
Operários ocupam fábrica em protesto contra encerramento
La Jornada / FK blog / MV - Quarta-feira, 17 Dezembro, 2008
Os 260 operários da fábrica de janelas e portas Republic Windows and Doors, em Chicago, ocuparam a fábrica no dia 6 de Dezembro depois de terem sido notificados pelos patrões de que a empresa seria encerrada dentro de três dias. A razão que os patrões invocaram foi a suspensão pelo Bank of America da linha de crédito à indústria.
A ocupação pôs em evidência que os milhões de dólares entregues pelo Estado ao sector financeiro não significam um apoio aos trabalhadores ou à maioria da população. Conforme fez notar o sindicato, o Bank of América beneficiou recentemente de uma injecção de 25 mil milhões de dólares de fundos públicos “e agora é um exemplo de como, enquanto se resgatam os grandes bancos, os trabalhadores são despedidos sem receber os salários”.
Talvez pelo facto de a luta se poder tornar um símbolo para todo o país, sectores da classe dirigente norte-americana sentiram a necessidade de manifestar apoio à exigência dos operários, nomeadamente membros do parlamento federal, senadores, o governador do Illinois e o próprio Barack Obama. Inclusive, o governo estadual exerceu pressão para que o banco revisse a sua posição.

O caso não é para menos, pois em cada mês que passa os despedimentos contam-se por centenas de milhares, criando condições para que as tensões sociais e, portanto, a luta de classes se agudize.
BV/MD