terça-feira, outubro 10, 2006

Cenas de um Equívoco com 800 e tal anos (também conhecido como Portugal) - XVII - Nepotismo

2378 Diário da República – II Série N.º 35 – 17 de Fevereiro de 2006


Nepotismo (do latim nepos, neto ou descendente) é o termo utilizado para designar o favorecimento de parentes em detrimento de pessoas mais qualificadas, especialmente no que diz respeito à nomeação ou elevação de cargos.

Originalmente a palavra aplicava-se exclusivamente ao âmbito das relações do papa com seus parentes, mas actualmente é utilizado como sinónimo da concessão de privilégios ou cargos a parentes no funcionalismo público. Distingue-se do favoritismo simples, que não implica relações familiares com o favorecido.

Nepotismo ocorre assim, quando, por exemplo, um funcionário é promovido por ter relações de parentesco com aquele que o promove, havendo pessoas mais qualificadas e mais merecedoras da promoção. Alguns biólogos sustentam que o nepotismo pode ser instintivo, uma maneira de selecção familiar.

Um grande nepotista foi Napoleão Bonaparte. Em 1809, 3 de seus irmãos eram reis de países ocupados por seu exército.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Nepotismo (substantivo masculino)

1. HISTÓRIA - posição de relevo, no campo honorífico ou administrativo, dada por alguns papas a pessoas da própria família;

2. Preferência dada por alguém que tem poder a familiares ou amigos, independentemente do seu mérito pessoal; favoritismo;

(Do lat. nepóte-, «sobrinho» +-ismo, ou do it. nipotismo, «nepotismo»)
© 2004 Porto Editora, Lda.

2 comentários:

Anónimo disse...

É um grande malacueco, este Pinho........

Seve

Anónimo disse...

2 pa mim, outo pa ti :)