domingo, outubro 15, 2006

Bons Exemplos - Banco das Aldeias


Nobel da Paz para Muhammad Yunus e Graneen Bank

Yunus, 66 anos, professor universitário de Economia, tem promovido o recurso ao microcrédito no Bangladesh, de forma a auxiliar mulheres pobres a melhorar de vida. O agora galardoado começou nos anos 70 um projecto de ajuda aos mais pobres. Durante um período de fome que o país atravessava, Yunus decidiu emprestar do seu próprio bolso 27 dólares a 42 pessoas da cidade de Jobra, no Bangladesh, para que estas pudessem avançar com pequenos negócios.

À, cerca de 25 anos, um empresário da Amadora (meu ex-patrão e com ideias muito fascistas), “Retornado” de Angola, falando de “barriga cheia” com os empréstimos do “IARN” a fundo perdido, costumava afirmar: “Os pobres só têm uma maneira de deixar de o ser que é tornarem-se ricos”.
É evidente que esta afirmação nem merece comentários, mas este galardoado com o prémio Nobel da Paz parece ter o mérito de conseguir, sem caridade, que alguns pobres consigam melhorar a sua condição social.
Bom Exemplo!

4 comentários:

Anónimo disse...

Um ditado de uma cultura milenar (cultura chinesa)diz algo deste tipo se queres matar a fome a alguém não dês o peixe ensina a pescar!!
E isto é bem verdade, o que as pessoas precisam não é da esmolinha ocasional mas sim de uma verdadeira oportunidade para transformar a sua vida! E por acréscimo a de outros!

O Bicho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Bicho disse...

Trata-se mais de o "Banco das Ideias".

Anónimo disse...

Este exemplo só prova que, aquilo que para muitos não é nada (27 dolares), para outros é o começo duma esperança mais alicerçada.
Assim vai o mundo!