terça-feira, setembro 21, 2010

à


De vez em quando aparecem modas novas relativamente a diversas situações. Em Portugal isso também acontece. No trânsito, existe a moda de conduzir nas faixas de rodagem do meio e à esquerda, à velocidade que cada um bem entende. Na utilização da língua portuguesa já existiam as modas das expressões: “É assim” para começar qualquer frase e, “Tipo”, como termo de comparação para tudo e mais alguma coisa. Eis que, como somos um povo douto e inovador, decidimos introduzir um novo vocábulo na ortografia portuguesa, mesmo à margem de qualquer acordo. Essa nova palavra é: “á. É ver por esse Portugal fora em prospectos, por exemplo: “Vamos todos á festa X!”; nos e-mails então, é por demais a utilização deste novo “produto da sapiência e criatividade nacional”. E como os “mass media” portugueses não querem “ficar para trás” nesta utilização do novo vocábulo, é vê-lo bem “escarrapachado” nos nossos ecrãs “TRC’s”, “Plasmas”, “LCD’s” e LCD’s LED” em comentários de rodapé, nos mais diversos programas televisivos.
Portanto, proponho uma grande petição nacional, a fim de propor a extinção dos vocábulos “à” e “” e sua substituição pelo “á”, simplificando assim a vida a toda a gente. É “por estas e por outras” que o país não evolui. Não se simplifica o suficiente.
À guisa de finalização, não poderia deixar de empregar um dos termos mais utilizados pela sábia cultura popular nacional: PRONTUS!

A quem interessar:
contracção da preposição a + o artigo definido a
contracção da preposição a + o pronome demonstrativo a
  
há: forma do verbo haver
· há: Imperativo de haver (2.ª pessoa do singular)
· há: Presente do indicativo de haver (3.ª pessoa do singular)

5 comentários:

SEVE disse...

Prontus, quésse dezer...

O Bicho disse...

A verdade é que há montes de gente por aí a escrever (muito) mas que não sabe para que serve (ou desconhece mesmo que existe) o acento grave no português escrito.

O Bicho disse...

Exemplo de letreiro na Tasca do Cravoeiro:
«HOJE NÃO Á CARACOIS. SÓ Á TREMOSSOS E MINUINS.»

Marota disse...

Eu também quero Minuins... ;) Boa tarde Rui, vou estar em Portugal de 30 de Outubro a 3 de Novembro. Temos que nos ver. Beijinhos a todos. Pede à I. que confirma a assinatura. Sou uma grande chata, mas o que hei-de eu fazer? ;)

Kim disse...

Prontus!
Eu, por acaso e só por isso, gosto mais de cajú cru, já que torrado sabe a minuim.
Anraço Rui