sexta-feira, outubro 16, 2009

DESCUPEM TER COMBATIDO

Desabafo de ex-combatente sobre o suplemento especial.

Recebi o Suplemento Especial de Pensão atribuído aos antigos combatentes na guerra colonial. Por força de uma nova lei - 3/2009, de 13 de Janeiro -, o referido suplemento retira-me 35 euros e alguns cêntimos em relação ao ano anterior. Ao consultar essa mesma lei, verifico que um "novo critério" foi adoptado e, numa escrita complicada, que nem os legisladores entenderão (mas é esse, provavelmente, o objectivo), pretendem explicar-me o inexplicável e "limpam-me" sete contos (na moeda antiga) com a maior das diplomacias... Aos senhores presidentes da República e da Assembleia da República, senhor primeiro-ministro e demais ministros do último Governo, apresento as minhas públicas e sinceras desculpas por ter combatido nas matas dos Dembos, e, por força dessa minha atitude obrigar, agora, o país, suportado numa lei votada pelos deputados da Nação, ao supremo esforço de remunerar-me com cento e cinquenta euros anuais. Obrigo-me, por isso, a ficar grato ao meu país por este reconhecimento. Na realidade, eu sempre pensei, enquanto ex-combatente, que não valia nada. Enganei-me...

Armando Sousa - armandopsousa@hotmail.com

in Jornal de Notícias,16 de Outubro de 2009

1 comentário:

Maria disse...

Chocou-me esta carta.
Continuo a não entender o ostracismo a que são votados os ex-combatentes da famigerada guerra.
Eu que a vivi, que vi partir tantos amigos contrariados, que vi voltar alguns marcados no corpo e na alma, que perdi alguns, não, nunca vou compreender.
Sei que isto de nada serve, amigo ex-combatente, mas tem toda a minha solidariedade e revolta por mais esta injustiça.