domingo, dezembro 10, 2006

Ironias – XCII - Utopias

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Carta de princípios, proclamada pela Assembleia-geral da Organização das Nações Unidas a 10 de Dezembro de 1948, onde se afirma a preocupação internacional com a preservação dos direitos humanos e se define quais são esses mesmos direitos.
A Declaração surgiu como um alerta à consciência humana contra as atrocidades cometidas durante a Segunda Guerra Mundial. Desta forma, inscrevia-se no objectivo fundador da ONU, a luta pela paz e pela boa convivência entre as diferentes nações, credos, raças, ideologias, etc.
A Declaração Universal dos Direitos do Homem enuncia os direitos fundamentais, civis, políticos e sociais de que devem gozar todos os seres humanos, sem discriminação de raça, sexo, nacionalidade ou de qualquer outro tipo, qualquer que seja o país que habite ou o regime nele instituído.
A noção de direitos humanos tem-se afirmado, na segunda metade do século XX, como um dos conceitos políticos basilares.
Contudo, e apesar de todos os estados-membros da ONU serem signatários da Declaração, muitos são os que, alegada ou comprovadamente, continuam a não respeitar os seus princípios.
© 2004 Porto Editora, Lda.


A China por exemplo!

3 comentários:

Anónimo disse...

ou os estados Unidos por exemplo, país dito desenvolvido e democrata.

Jorze

Anónimo disse...

Concordo com o Jorze.. Ao menos os Chineses não se camuflam alguns, hipocritamente como salvadores do Mundo, ao abrigo de certos "direitos" humanitarios, trazendo desgraças em paises alheios.. Prefiro os que se assumem.

Anónimo disse...

Chineses...pra longe, o que é isto trabalhar de sol a sol, com mão de obra escrava....vejam-se em Portugal as lojas dos chineses, já viram algum chinês fora da loja? no cinema? no futebol? no Colombo?etc. etc...

Seve