Black bloc é o nome dado a uma estratégia de manifestação e protesto anarquista, na qual grupos de afinidade mascarados e vestidos de negro se reúnem com objetivo de protestar em manifestações anti-globalização e/ou anti-capitalistas, conferências de representacionistas entre outras ocasiões, utilizando a propaganda pela ação para questionar o sistema vigente.
As roupas e máscaras negras que dão nome à estratégia são usadas para dificultar ou mesmo impedir qualquer tipo de identificação pelas autoridades, também com a finalidade de parecer uma única massa imensa, promovendo solidariedade entre seus participantes e criando uma clara presença revolucionária.
OS Black bloc’s diferenciam-se de outros grupos anti-capitalistas por rotineiramente utilizarem a destruição da propriedade para chamar atenção para a sua oposição contra as corporações multinacionais e aos apoios e às vantagens recebidas dos governos ocidentais por essas companhias. Um exemplo desta atividade é a destruição das fachadas de lojas como as: McDonald's, Starbucks, Old Navy, e outros locais relacionados às corporações no centro de Seattle, durante as manifestações contra a Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio de 1999.
Concepção errada
Existe um entendimento, principalmente entre os noticiários dos “media”, que o "black bloc" é uma organização internacional de algum tipo. No entanto, não é mais que uma tática utilizada por grupos de manifestantes sem muitas conexões. Existem vários grupos black bloc dentro de uma única manifestação, com diferentes formas e táticas.
Perseguição política
Os black bloc têm sofrido diversas pressões da polícia e do Estado para ser desmobilizados. Infiltrações de agentes do Estado e fascistas, que por vezes colocam uma máscara para desmobilizar a ação dos coletivos, acabam por gerar um Black bloc mais organizado taticamente no que concerne ao combate e reconhecimento destes agentes.
Sem comentários:
Enviar um comentário