Só há duas coisa infinitas: o Universo e a estupidez humana. Mas quanto à primeira não tenho a certeza! Albert Einstein
sábado, maio 31, 2008
quinta-feira, maio 29, 2008
Boa Moeda
Cumpriu-se um ciclo de vida e o Luís vai regressar a Portugal.
Um exemplo de “Boa Moeda” nacional.
Se fosse militante de um partido político, teria certamente entrada directa numa qualquer empresa tutelada ou com acções do Estado Português, mas como o Luís Soares “só” possui como carta de apresentação o MÉRITO, provavelmente vai ter de esperar por outro concurso internacional.
quarta-feira, maio 28, 2008
FP´s
É público e notório que existem MUITOS funcionários públicos que não fazem nenhum e outros que, mesmo fazendo alguma coisa, são manifestamente incompetentes. E, é também certo, raramente ou nunca lhes acontece alguma coisa.
Porém, isso é culpa deles, funcionários? Ou não será de um Estado que, desde sempre, assim o permite?
Mais, quem tem um MÍNIMO de conhecimento do funcionalismo público também sabe que existem alguns funcionários que fazem por si e pelos outros - exactamente graças a estes é que o Estado ainda existe.
Pergunto: é justo que estes, os bons, comam pela mesma medida dos maus?
É ÓBVIO que é imprescindível começar a diferenciar os bons dos maus. Mas pergunto, de novo: NÃO SERÁ QUE É POR AÍ QUE SE DEVE COMEÇAR? Ou é justo que se comece por pôr todos no mesmo saco, retirando-lhes direitos que adquiriram quando ingressaram na função?
Depois, há tudo aquilo que o povo desconhece: por exemplo, sabiam que os funcionários judiciais podem passar ANOS - repito, ANOS - a mais de 300 Km de casa? Tenho vários destes no meu tribunal. E não me esqueço da funcionária que tive em Benavente, que saía de casa (em LEIRIA) às 6h00 da manhã para vir de TRANSPORTES para o tribunal, onde chegava DUAS HORAS DEPOIS. Trabalhava que nem uma moura e, às 20h00, voltava para casa. Onde chegava pelas 22h00. Em regra, por essa altura já os filhos dela (com 1 e 3 anos) estavam deitados. Ela aproveitava então para, no PC dela, fazer actas...
E agora? Agora come com menos reforma, menos direitos, congelamentos...
E, pelos vistos, parece não ter direito a protestar. Porquê? Porque parece que há outros que não fazem nenhum...
Justo? Não creio.
Por fim: é justo que os problemas financeiros do Pais sejam pagos à custa dos funcionários públicos? Só por má fé se pode dizer que sim. E, no entanto, é o que está actualmente a acontecer...
Poupa-se nos aeroportos? Nos TGV's? Nos estádios de futebol para a Palestina? Nas reformas dos políticos? Não. Poupa-se nos salários dos FP's, nas suas reformas.
E resulta? CLARO QUE SIM! AFINAL, OS FP'S SÃO A MINORIA ODIADA DE TODOS OS DEMAIS PORTUGUESES. Tudo o que seja bater neles, é sucesso político garantido.
Nos entretantos, fazem-se aeroportos, TGV's, estádios na Palestina, gastam-se milhões em Timor, etc., etc., etc. e o povo... cantando e rindo.
Agora, aparecem os FP's a querer fazer greve.
Então digo isto: no meio de toda esta merda, parece que só mesmo os FP's é que ainda estão vivos.
De resto, o povo português morreu há muito."
Texto enviado por e-mail com o título “Funcionários públicos – a opinião de um juiz”.
sábado, maio 24, 2008
Tourada
Música de Fernando Tordo
Letra de Ary dos Santos
O autor pede desculpa aos (muitos) vigaristas que ficaram esquecidos!
Exmo. Sr. Prof. Cavaco Silva
Presidente da República Portuguesa
Excelência
José Maria de Jesus Martins, cidadão português, advogado, com domicilio profissional na Av. Defensores de Chaves, 15, 3º A,1000-109 Lisboa, toma a liberdade de junto de V. Ex.ª manifestar o seguinte:
O jornal “Diário Económico”, edição de hoje dia 29 de Abril de 2008, noticia, na primeira página, o seguinte:
“Estónia e Eslováquia vão ser mais ricos que Portugal”. “A economia portuguesa vai crescer menos em 2008 e 2009. Mesmo assim estará melhor que a média da Zona Euro mas perde na União Europeia a vinte e sete”.
Como V. Ex.ª sabe, até porque tem obrigação de saber, Portugal definha.
Hoje Portugal na União Europeia vai sendo ultrapassado por todos os Estados Membros.
Em Portugal já há fome. As políticas de emprego são ineficazes. Os portugueses vivem cada vez mais nas margens dos melhores padrões de vida da UE.
O Governo Português está a levar Portugal para a miséria, para a vergonha de sermos piores que todos os outros.
Antes, nas décadas de 1960, 1970 e até 1985 os motivos indicados para o declínio de Portugal eram a ditadura, o fascismo.
Hoje, Portugal recebe todos os dias milhões de euros de ajudas da UE e milhões de euros vindos dos emigrantes.
Portugal emagrece, os portugueses já não têm um sistema de saúde que os proteja, emprego não há, as malas de cartão voltaram em força.
A emigração é a grande válvula de escape para o Governo afirmar que há menos desemprego, quando afinal o que se passa é que os portugueses que perderam o emprego nas fábricas emigram, os portugueses que embora possuam uma licenciatura emigram, porque não têm meios de vida.
Onde e como foram aplicadas as ajudas da União Europeia?
Senhor Presidente, V. Ex.ª não pode desconhecer que na União Europeia Portugal caminha a passos largos para ser o último. E o último no que respeita aos índices de crescimento, à criação de emprego, aos padrões de nível de vida.
O Interior está cada vez mais desertificado. O Interior vai ficar sem os mais velhos porque nem estes já têm estruturas de saúde para os apoiar na velhice.
A classe política tem delapidado Portugal.
V. Ex.ª não pode fechar os olhos a esta realidade.
Não temos Forças Armadas condignas. Andamos a enviar meia dúzia de homens para a “cooperação” humanitária, sem meios e poder de fogo, o que nos avilta, nos enfraquece.
V. Ex.ª sabe que os portugueses estão desesperados. Famintos, sem norte.
Meia dúzia vive à tripa forra, manobram as riquezas nacionais. O resto vive à rasca passando mal e sentindo que Portugal vai a caminho do fim, sem influência no estrangeiro, sem rumo e sem norte.
A Lei de Gresham* é também para ser aplicada aos membros do Partido Socialista e não só a Santana Lopes.
Portugal não precisa de um monarca, porque é uma República. V. Ex.ª tem de tomar posição.
A resposta do Governo Português à noticia que a Estónia e a Eslováquia vão ser mais ricos que Portugal, nada mais é que a materialização da anedota que se conta da atitude e comportamento português cada vez que um individuo cai de um prédio:
“Parte o braço direito, a perna esquerda e a perna direita, fractura o crânio e a bacia, e se diz”: Coitado, ainda teve sorte que não partiu o braço esquerdo!”
Quo Vadis Portugal?
Qual o Político Português que tem cara para junto dos órgãos da União Europeia justificar esta miséria?
V. Ex.ª deve ponderar qual a intervenção que deve ter. E intervenção junto do Governo. O PR não pode calar. Ou então não tem razão de ser.
Não tarda que Cabo Verde, o Zimbabué, o Burundi, o Mali, O Senegal, o Equador, O Peru, “inter alia”, tenham melhores níveis de vida que Portugal.
V. Ex.ª deve ponderar bem qual o papel do Presidente da República nesta conjuntura. Algo tem de ser feito.
Esta miséria não tem justificação. Só a corrupção, o tráfico de influências, o corporativismo, a incompetência dos políticos pode justificar esta situação inqualificável, inadmissível.
Portugal está muito doente.
Os portugueses não compreendem o seu silêncio sobre esta realidade. Um Presidente da República há-de servir para algo. E os portugueses não sentem que sirva para os ajudar.
Cabe lembrar que em 1979 em artigo publicado, da minha autoria, no jornal “Notícias de Évora” defendi que a Estónia, a Letónia e a Lituânia, deveriam sair do jugo soviético.
Estes países hoje são mais desenvolvidos que Portugal!
Portugal caminha para graves convulsões sociais. Vamos sem rumo, sem vergonha, dando um péssimo exemplo ao Mundo.
Nem com “toneladas” de euros que a União Europeia nos envia Portugal cresce. Inqualificável!
Creia, Senhor Presidente da República, que tenho para mim que o PR deveria ter tido outra posição quanto à questão da Universidade Independente e a tudo o que a envolve, e não a posição que teve.
Digo-o, ao abrigo direito de livre opinião e expressão que a Convenção Europeia dos Direitos do Homem me consagra.
Espero de V. Ex.ª uma atitude, como esperam os portugueses, os jovens da geração dos “500 euros” e os outros que já sentem vergonha deste estado de coisas.
Com os meus respeitosos cumprimentos.
O cidadão Português
José Maria de Jesus Martins
Texto enviado por e-mail.
*Lei de Gresham:
A origem desta lei é atribuída a Sir Thomas Gresham, conselheiro financeiro da rainha Isabel I de Inglaterra. A Lei de Gresham preconiza a ocorrência de um efeito específico sempre que a massa monetária de uma determinada economia é composta por mais do que uma espécie de moeda, embora com o mesmo poder liberatório. Nesse contexto, as características percebidas pelos agentes económicos relativamente às diferentes espécies são diferentes, pelo que passam a ser classificadas como espécies "boas" (as que têm as características consideradas melhores) e “más” (em desvantagem face às melhores).
Num contexto destes, a Lei de Gresham prevê a ocorrência de um fenómeno de conservação por parte dos agentes da moeda “boa”, enquanto que a moeda “má” é utilizada para efectuar os pagamentos. Assim, a moeda dita "má" acaba por expulsar da circulação a moeda dita “boa”, que os agentes têm tendência a manter em seu poder.
A Lei de Gresham foi já utilizada em várias situações e contextos, sendo a mais conhecida e directa a que está associada ao bimetalismo. O bimetalismo corresponde genericamente a um padrão monetário (valor ou matéria adoptados como base do sistema monetário nacional ou internacional a partir do qual são definidos todos os outros tipos de moeda, designadamente as unidades monetárias) com base em dois metais, ouro e prata, que desempenham esse papel de padrão em concorrência. Mais concretamente, este sistema, utilizado sobretudo durante o século XIX, pressupõe: a cunhagem livre de ouro e prata de acordo com as dotações apresentadas pelos particulares; o estabelecimento de uma relação fixa entre os valores de ouro e prata; o reconhecimento de poder liberatório ilimitado tanto ao ouro como à prata.
Em algumas das experiências de bimetalismo verificou-se a ocorrência de desvios derivados de alterações ao nível da oferta de um dos metais. Assim, em situações em que foi descoberta, por exemplo, uma nova mina de ouro, este afluiu em quantidades maiores aos mercados, pelo que se depreciou face à prata. A essa depreciação não correspondeu no entanto a alteração da taxa de conversão entre ouro e prata, pelo que os agentes passaram naturalmente a reter prata e a utilizar ouro para as transacções. Nesse caso concreto, a moeda “má” (ouro) expulsou a moeda “boa” (prata) de circulação, num caso típico de verificação da Lei de Gresham.
Lei de Gresham. In Diciopédia X [DVD-ROM]. Porto: Porto Editora, 2006. ISBN: 978-972-0-65262-1
sexta-feira, maio 23, 2008
Chupadores!
Um quadro superior da GALP, admitido em 2002, saiu com uma indemnização de 290.000 euros, em 2004. Tinha entrado na GALP pela mão de António Mexia e saiu de lá para a REFER, quando Mexia passou a ser Ministro das O.P. e Transportes...
Manuel Queiró, do PP, era administrador da área de imobiliário (?) 8.000 euros/mês.
Ferreira do Amaral, presidente do Conselho de Administração.Um cargo não executivo (?) era remunerado de forma simbólica: três mil euros por mês, pelas presenças. Mas, pouco depois da nomeação, passou a receber PPR’s no valor de 10.000euros, o que dá um ordenado "simbólico" de 13.000 euros...
Neste momento, o presidente da Comissão executiva ganha 30.000 euros e os vogais 17.500. Com os novos aumentos Murteira Nabo passa de 15.000 para 20.000 euros mensais.
Esta dupla, encarregada de “assaltar” o contribuinte português de cada vez que se dirige a uma bomba de gasolina, funciona porque 2/5 do preço deum litro de combustível vão para a empresa e, os outros 3/5, para o Governo.Assim, este “dream-team” à moda de Portugal, pode dar cobertura a um bando de sanguessugas que não têm outro mérito senão o cartão de militante. Ou o pagamento de um qualquer favor político...
Antes sustentar as gasolineiras espanholas que estão no mercado do que estes vampiros! E AINDA DIZEM QUE A CRISE É CULPA DA FUNÇÃO PÚBLICA!!!
E outros que mais…!!!!!
* Texto que circula na World Wide Web.
Triste Sina! 2
Público on-line 23.05.2008 - 00h45 António Marujo
O coordenador do estudo “Um Olhar Sobre a Pobreza”, Alfredo Bruto da Costa, não tem dúvidas: os baixos salários são um problema grave, que contribui para a pobreza em Portugal. É preciso aumentar os ordenados e democratizar as empresas.
Então mas o que é que o Secretário-geral da CGTP – Carvalho da Silva (Dr.) anda a “pregar” há uma data de anos?
Triste Sina!
Público on-line 22.05.2008 - 16h45 com Lusa
Portugal foi hoje apontado em Bruxelas como o Estado-membro com maior disparidade na repartição dos rendimentos, ultrapassando mesmo os Estados Unidos nos indicadores de desigualdade. O Relatório Sobre a Situação Social na União Europeia (UE) em 2007 conclui, no entanto, que os rendimentos se repartem mais uniformemente nos Estados-membros do que nos Estados Unidos, à excepção de Portugal.
O relatório é o principal instrumento que a Comissão Europeia utiliza para acompanhar as evoluções sociais nos diferentes países europeus. Os indicadores de distribuição dos rendimentos mostram que os países mais igualitários na distribuição dos rendimentos são os nórdicos, nomeadamente a Suécia e Dinamarca.
"Portugal distingue-se como sendo o país onde a repartição é a mais desigual", salienta o documento que revela não haver qualquer correlação entre a igualdade de rendimentos e o nível de resultados económicos.
Contudo, se forem comparados os coeficientes de igualdade de rendimentos dos Estados-membros com o respectivo PIB (Produto Interno Bruto) por habitante constata-se que os países como um PIB mais elevado são, na sua generalidade, os mais igualitários.
quinta-feira, maio 22, 2008
quarta-feira, maio 21, 2008
terça-feira, maio 20, 2008
Praeter Legem
Público on-line 19.05.2008 - 11h37
Tantos mails que recebi a avisarem-me do fim do pagamento dos contadores da água!
Tantas pessoas que se regozijaram com a sensação de justiça feita, em relação a uma taxa que não tinha razão de ser!
Tanta gente ingénua!
Então alguém acreditava que as Sanguesugas do Estado e das suas instituições, neste caso camarárias, iriam alguma vez que fosse, privar-se de parte da verba que usurpam aos contribuintes, neste caso consumidores de água, para poder pagar os seus luxuosos ordenados?
Nunca!
À boa maneira Tuga, os “chicos-espertos” das autoridades camarárias trataram logo de escapar à lei inventando uma nova taxa.
Eu nem sou de violências, mas é em situações como esta que sinto pena de não haver uma “ETA” na Tugalândia!
Anedota do Ano
O Procurador-Geral da República advertiu hoje que ninguém goza de impunidade, discordou que haja uma Justiça para ricos e outra para pobres e admitiu que são crimes como os da noite do Porto que geram insegurança nos cidadãos.
SOL on-line, 3.ª-feira, 20 Maio 2008.
sábado, maio 17, 2008
quinta-feira, maio 15, 2008
Atenção! Imagens Violentas!
Uma vez, era eu miúdo (+/- há 35 anos), lembro-me de assistir a uma execução de cães recém-nascidos, à paulada, praticada por ciganos donos dos pais dos cães, que não queriam aumentar o número de animais na barraca. Isto aconteceu na Falagueira/Amadora. De cada vez que me lembro disto, recordo como o nosso país era de facto atrasado nesse tempo.
Serviu o intróito para comparar com a situação deste filme que circula na net. Diz que se trata de justiça popular exercida a uma mulher pecadora (por vezes o “pecado” consiste apenas em cumprimentar um homem que não é da família) num país muçulmano.
Não sei se é verdade, mas sei, eu e qualquer pessoa civilizada, que são imagens brutais e horríveis, de actos perpetrados por seres que, de humanos nada têm!
sábado, maio 10, 2008
Magnífico Cidadão Nacional!
Público on-line, 10.05.2008 - 15h44 Joana Amaral Cardoso
Quem quer que seja(m) que tenha(m) ameaçado este magnífico humorista NACIONAL tenha(m) juízo e seja(m) inteligente(s): não é assim que se ganham adeptos para a defesa de uma causa, seja ela qual for.
A minha solidariedade para com o cidadão PORTUGUÊS Ricardo Araújo Pereira!
sexta-feira, maio 09, 2008
quinta-feira, maio 08, 2008
Dois Pesos e Duas Medidas
Partido Comunista Português reitera apoio à soberania chinesa no Tibete.
Público online 08.05.2008 - 15h44 Lusa
O Partido Comunista Português (PCP) afirmou hoje que reconhece a soberania chinesa no Tibete e condenou as acusações internacionais contra a política de Pequim, durante a visita de uma delegação do PCP à China. (...)
(...) Para o representante do PCP, "o papel cada vez mais importante da China na comunidade global, os êxitos inegáveis do país e os objectivos socialistas que Pequim se propõe alcançar" são as razões que justificam a campanha internacional contra a política chinesa. (...)
Objectivos socialistas???
Sem mais comentários!
Os Novos Heróis!
Governo analisa três modelos para combater listas de espera.
A Comissão para o Acesso à Oftalmologia já avançou três soluções para combater as listas de espera nas consultas e nas cirurgias de oftalmologia nos hospitais públicos. As propostas vão agora ser avaliadas pela ministra da Saúde.
TSF online (11:10 / 08 de Maio 08)
Os Presidentes de Câmaras que enviaram munícipes seus a Cuba para tratamento oftalmológico são os mais recentes heróis nacionais.
Foram inteligentes ao ponto de perceber que manifestações de rua podem no máximo fazer cair ministros, o que é de menor importância, na medida em que não resolve o problema dos cidadãos porque a política não muda.
Que fizeram então estes nobres edis para provocar ondas de choque no Governo e no sistema de saúde, a ponto de se aprovar um plano nacional de combate às listas de espera na oftalmologia? Simples: Envergonharam o sistema e o Governo. Como? Celebraram acordos com clínicas de Cuba à margem do Governo nacional, expondo a debilidade do sistema de saúde português internacionalmente.
Mas afinal o Governo está a estudar modelos para combater este problema. Mais uma vez e à boa maneira “tuga” só se põem trancas na porta, depois da casa roubada.
Somos ou não um povo estúpido que nunca mais aprende? Claro que somos!
quarta-feira, maio 07, 2008
Criminosos
Bob Geldof diz que Angola é gerida por criminosos.
06.05.2008 - 18h37 Lusa
O músico e activista Bob Geldof afirmou hoje, em Lisboa, durante a conferência sobre Desenvolvimento Sustentável, que Angola é um país "gerido por criminosos".
Esté gájo tá a prrrécisar de lévar umas cátánádas pá! Tá sim sénhorr!
terça-feira, maio 06, 2008
Abstinentes?
Um quarto dos portugueses nunca usou preservativo na vida, revelam dados do inquérito sobre comportamentos sexuais e a infecção HIV/sida em Portugal, que hoje é apresentado no Instituto de Ciências Sociais (ICS) de Lisboa. São também 38 por cento os que dizem não ter qualquer receio de contrair uma infecção ou doença transmitida por via sexual. (…)
(…) O estudo tem como base 3643 inquéritos, feitos a indivíduos entre os 16 e os 65 anos, uma amostra representativa da população de Portugal continental. (…)
Público on-line - 06.05.2008 - 08h56 - Catarina Gomes
Isto significa que um quarto da população ou só teve um parceiro sexual, ou são abstinentes, ou constituem um grupo de alto risco contagioso, ou têm tido muita sorte na vida!
segunda-feira, maio 05, 2008
Assim continua o Mundo!
Quando a Natureza se revolta!
Três mil ainda desaparecidos.
Governo da Birmânia acredita que morreram cerca de 10 mil pessoas à passagem do ciclone Nargis.
Público On-line05.05.2008 - 16h50 Agências
sábado, maio 03, 2008
Socialistas Tipo União Nacional
“Chapelada” na Amadora
A imaginação não conheceu limites na última operação de recrutamento de novos militantes na secção da Amadora do PS, a maior do país.
Uma centena de militantes inscritos, em bloco, no mesmo dia; nomes repetidos e inventados; a mesma residência a servir vários; moradas adulteradas e até inexistentes. Os cadernos eleitorais utilizados nas últimas eleições para a Concelhia da Amadora são um “maná” de irregularidades. O caso já chegou ao conhecimento de José Sócrates.
Cristina Figueiredo e Micael Pereira – Expresso On-line – 2 de Maio de 2008