terça-feira, julho 31, 2007

104 - Saco Azul Naval

A Marinha vai abrir um inquérito para apurar eventuais irregularidades na gestão do dinheiro proveniente das multas feitas pela Polícia Marítima sob as ordens dos capitães dos portos. A decisão surge um dia depois de terem sido levantadas suspeitas sobre um “saco-azul” para pagar a capitães do porto e aos elementos da Polícia Marítima.
O inquérito, que ainda não tem prazo limite para terminar, estende-se também à acção de uma organização – conhecida como o “sindicato” –, que alegadamente gere as colocações dos militares nas capitanias, cantinas, bares e nos sectores de compras.

Eu estou na Marinha desde 1986 e desde esta data que ouço falar em todas estas situações. Mais, estas situações não são rectificadas porque são geridas por oficiais superiores, que formam uma classe corporativista que se auto trata como “entes superiores ou intocáveis” e que actuam como estando acima da lei, um exemplo: o comandante de um dos militares processados por ter passeado fardado no Rossio puniu-o com dez (10) dias de detenção (ordem que teve de rectificar posteriormente), quando pelo Regulamento de Disciplina Militar só pode atribuir castigos no máximo de oito (8) dias.
O capitão-de-fragata que está no Estabelecimento Prisional de Tomar por suspeita de fraude em negócios de mísseis, foi detido pela Polícia Judiciária e não pela Polícia Judiciária Militar. Está tudo dito.

PS: Quando refiro à classe de oficiais superiores é evidente que estou a generalizar e a cometer uma enorme injustiça em relação a alguns (poucos) que não pautam a sua prática por este diapasão. Pena é que não sejam esses os detentores do poder.

segunda-feira, julho 30, 2007

103 - Leis da República

As leis da República são aplicadas em todo o território nacional, diz o Governo.
E as 40 leis relativas aos militares portugueses, aprovadas na Assembleia da República que não estão a ser aplicadas pelo Governo, são para ser aplicadas onde?

Estamos cada vez mais a assistir a práticas governamentais associadas às "Leis da Relatividade de Salvador”, em que a 1.ª diz: "Uma verdade só a é, se por mim for proferida!"
God save the Queen!

quinta-feira, julho 26, 2007

102 - Onde está o Aborto?

Jardim diz que quem está a violar lei da IVG é o Governo

Quem está em falta na questão da lei da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) é o Governo da República e não a Região Autónoma da Madeira, garante Alberto João Jardim.

Governo diz que Jardim está a violar. Jardim defende-se com o argumento de que o Governo é que viola, porque não dá condições a Jardim.
Mais uma tentativa de “Sodomização” do Jardim ao Governo!

quarta-feira, julho 25, 2007

101 - Heroína Nacional

Caso “Apito Dourado”
Equipa de Morgado concluiu 53 inquéritos, dos quais 20 resultam em acusações

Do total de 56 inquéritos abertos por eventual corrupção desportiva no âmbito do Processo Apito Dourado, a equipa de Maria José Morgado concluiu 53, dos quais 20 resultaram em acusações, anunciou hoje a Procuradoria-Geral da República. Destes factos resulta que Pinto da Costa, Valentim Loureiro e Pinto de Sousa, entre outros, vão a julgamento.
SIC Online com Lusa / 25-07-2007 12:52

http://www.pgr.pt/

100 - O Dr. Mário Soares ainda vive em Portugal?

"Clima propício" ao cerceamento das liberdades
Manuel Alegre insurge-se contra "o medo" instalado no PS
24.07.2007 - 23h14 Sofia Branco/Público

"No PS sempre houve sensibilidades, contestatários, críticos, pessoas que não tinham medo de dizer o que pensam e de ser contra quando entendiam que deviam ser contra", recorda, contrapondo que agora há o "medo de pensar pela própria cabeça, medo de discordar, medo de não ser completamente alinhado".

"Agora e sempre contra o medo, pela liberdade."

terça-feira, julho 24, 2007

99 - Israel


Médio Oriente
Greve geral promete paralisar Israel a partir de amanhã

A central sindical Histadrut arranca quarta-feira com uma greve geral da Função Pública, por tempo indeterminado, em protesto pelo pequeno aumento salarial oferecido pelo Governo.

Querem ver que o Carvalho da Silva foi passar férias a Israel?

98 - Injustiça

Sargento-ajudante de Marinha - João Campos

Entretanto, hoje foi detido por um período de cinco (5) dias mais um Sargento da Marinha.

Delito: Passear fardado na via pública!

97 - Justiça

Ministra arquiva processo de Charrua, sem aplicar sanção disciplinar
24 de Julho de 2007, 13:47

(…) Num despacho datado de segunda-feira e divulgado hoje, a Maria de Lurdes Rodrigues defende que "a aplicação de uma sanção disciplinar poderia configurar uma limitação do direito de opinião e de crítica política, naturalmente inaceitável" numa sociedade democrática, uma vez que as declarações de Charrua não visavam um superior hierárquico directo", mas o primeiro-ministro, José Sócrates. (…)
JPB/Lusa

96 - Urgência Mundial


Crise no Darfur

Nicolas Sarkozy e Gordon Brown afirmaram hoje, numa conferência de imprensa conjunta, em Paris, que estão disponíveis para ir a Darfur. Exigem ainda uma resolução urgente da ONU.
SIC

segunda-feira, julho 23, 2007

95 - Eficiência


(…) Resultados de uma pesquisa publicada pela Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho (Eurofound) revelam que existem grandes diferenças entre os Estados-membros em relação ao número total de dias de folga oferecidos aos respectivos trabalhadores, à duração da semana de trabalho e às horas anuais trabalhadas.

O documento intitulado «Working time developments – 2006», elaborado pelo Observatório Europeu das Relações Laborais (EIRO) da Eurofound, revela que a diferença na atribuição de dias de folga na União Europeia levou a que, em alguns países, no ano passado, se tenha trabalhado mais três semanas e meia do que noutros Estados-membros.

O estudo adianta, por exemplo, que os trabalhadores da Suécia têm 43 dias anuais de férias e feriados, enquanto os trabalhadores da Estónia dispõem apenas de 26 dias.

A investigação salienta ainda que a duração da semana de trabalho e as horas anuais trabalhadas também variam muito de país para país, sendo que os trabalhadores dos 12 novos Estados-Membros trabalham, em média, duas semanas e meia mais por ano do que os da antiga UE-15, de que faz parte Portugal.

Assim, em média, os trabalhadores portugueses, austríacos, belgas, dinamarqueses, finlandeses, franceses, alemães, gregos, irlandeses, italianos, luxemburgueses, holandeses espanhóis, suecos e ingleses têm, em média, 35,6 dias de férias e feriados, enquanto os trabalhadores dos 12 novos Estados-membros apenas dispõem de 31,3 dias (para a UE-27 como um todo, a média é de 33,7 dias), segundo o documento ao qual a Lusa teve acesso.

Depois da Suécia (43 dias), os países com maior número de férias são, segundo a Eurofound, a Alemanha (40), a Itália (39), o Luxemburgo e a Dinamarca (38), a Áustria (37) e Portugal (36,5).

Os países com a menor quantidade de folgas, depois da Estónia (26), são a Letónia (27 dias), a Hungria (28 dias) e a Irlanda, que, com apenas 29 dias de férias e feriados, está no último lugar da UE dos 15. (…)

(…) Entre os activos com mais carga laboral por semana em toda a Europa figuram assim, em primeiro lugar, os trabalhadores da Letónia, Hungria, Polónia, Roménia, Eslovénia, Lituânia, Grécia, Bulgária, Malta (todos com 40 horas semanais), seguidos dos irlandeses e luxemburgueses (39), eslovacos, austríacos (38,8), espanhóis (38,5) e portugueses, que trabalham 38,2 horas por semana, segundo o Eurofound.

Os países onde se trabalham menos horas por semana e por ano são a França, a Suécia, a Dinamarca e a Alemanha, indica o estudo, que salienta o facto da média anual de horas trabalhadas na Estónia (1.872) ser superior em 304 horas à média registada em França (1.568) – «uma diferença que equivale a cerca de 7,6 semanas de trabalho na Estónia». (…)

(…) Com uma média anual de 1.707 horas trabalhadas, Portugal surge no meio desta tabela.
Diário Digital / Lusa
23-07-2007 16:01:02

Em conclusão: nos países mais desenvolvidos da UE os trabalhadores têm mais dias de férias, gozam mais dias de folga e trabalham menos horas semanais.

Será que os Quatro Ursos já leram este relatório?

sábado, julho 21, 2007

94 - Quatro Ursos

Resposta às confederações patronais
Governo não irá permitir despedimentos por "razões políticas ou ideológicas"
20.07.2007 - 16h30 Lusa, PUBLICO.PT

José Sócrates disse hoje, no Parlamento, que o Governo “não está disponível para rever a Constituição e muito menos para que se permitam despedimentos por razões políticas ou ideológicas”, numa reacção às propostas das confederações patronais que, no entanto, já negaram ter defendido esse tipo de medidas.

Poder-se-ia alterar a Constituição e, mais ainda, dever-se-ia acabar com o “Direito do Trabalho” e com os “Direitos Humanos”. Aí sim, o país teria as condições ideais para evoluir economicamente 9,5% ao ano, como a China. Só alguém tão retrógrado e preguiçoso, como são os trabalhadores e os sindicalistas portugueses, não vêm o benefício destas “brilhantes intenções”.

É evidente que se devia “modificar” a constituição – a constituição física dos mentores deste tipo de ideias!

sexta-feira, julho 20, 2007

93 - Anjos e Demónios

Hoje, no debate “O Estado da Nação” ocorrido na Assembleia da República, sua excelência o senhor primeiro-ministro (PM) do país anunciou algumas boas medidas a tomar pelo governo, como por exemplo o apoio à natalidade e às famílias e a recusa de revisão constitucional de forma a permitir o despedimento sem justa causa por motivos políticos e ideológicos, como supostamente pretendiam 4 confederações patronais.
Por outro lado, quando confrontado com acusações de autoritarismo por parte do governo, o primeiro-ministro voltou a garantir que nenhum cidadão português pode ser penalizado por manifestar a sua opinião e que no caso dos militares, nunca houve nenhuma ordem do primeiro-ministro nem do ministro da defesa nacional, para se captarem imagens dos militares que “passearam” fardados no Rossio no dia 23 de Novembro de 2006.
Eu não vou efectuar juízo de valor em relação a estas afirmações do senhor primeiro-ministro mas factos são factos e o que é realmente verdade é que essas fotografias existem, serviram como prova de acusação e não foram entregues aos advogados de defesa dos militares acusados. A par deste facto, apareceu um documento interministerial em que se referiam as “malfadadas” fotografias e esse documento chegou ao conhecimento dos deputados da AR e serviu de base para uma “queixa-crime” de um militar contra o ministério da defesa nacional (MDN).
Existe também a hipótese de realmente o SIS (Serviço de Informações e Segurança) e/ou o SIED (Serviço de Informações Estratégicas da Defesa) terem actuado autonomamente, sem autorização do PM e do MDN, o que torna a situação muito mais grave!

Nota: Quase todos os “posts” deste blogue estão relacionados com notícias publicadas na comunicação social. Essa hiper ligação está no título de cada publicação.

quinta-feira, julho 19, 2007

92 - British Noé?

Resultados publicados na revista “Nature”
Investigação diz que inundação catastrófica estará na origem do Canal da Mancha
18.07.2007 - 23h06 AFP

A Grã-Bretanha separou-se da Europa continental há centenas de milhares de anos depois de uma inundação catastrófica devido ao desmoronar de uma barragem natural que retinha um lago de montanha, segundo uma investigação, cujos resultados foram publicados nesta edição da revista “Nature”.

Seria Noé Britânico?

91 - Regresso aos anos 60

Espanha tem mais de 79 mil portugueses na Segurança Social

O número de trabalhadores portugueses em Espanha continua a aumentar e em Junho já havia mais de 79 mil registados no sistema da Segurança Social espanhola, consolidando-se assim como a segunda maior comunidade da União Europeia. (…)
(…) Este grupo de portugueses representa 12% do total de imigrantes oriundos da União Europeia (UE), que no final de Junho ascendia a 659 mil, e é o segundo maior depois da Roménia (199 mil trabalhadores registados).

segunda-feira, julho 16, 2007

90 - Paradoxos

Gestores portugueses entre os piores, diz estudo.

Portugal está no grupo de países com piores gestores, diz o Diário Económico esta segunda-feira citando um estudo realizado pela Mckinsey junto de quatro mil empresas, nos EUA, Ásia e Europa.
As empresas nacionais ficam sempre nos últimos lugares das tabelas classificativas quando comparada a qualidade da gestão entre empresas multinacionais e empresas domésticas, Portugal é dos que apresenta uma maior divergência. Este estudo, adianta o jornal, «ajuda a justificar a fraca competitividade da economia nacional e as dificuldades de crescimento verificadas nos últimos anos».

Evidentemente que não serão todos maus, mas é necessário e urgente mudar de mentalidade nesta área e aumentar a formação dos gestores em Portugal.

Curiosamente, os gestores portugueses são dos mais bem remunerados do mundo!

sexta-feira, julho 13, 2007

89 - O Caça-cartões

No jogo Chile - Portugal nos oitavos de Final do Mundial Sub-20, o português Zéquinha (camisa 9) rouba o cartão vermelho do árbitro que ia expulsar o seu companheiro Mano (camisa 18) e acaba expulso também.
SAPO Vídeos

O problema é que eles estão habituados a não terem disciplina, nem em casa, nem na escola. Na selecção replicam esses comportamentos!

88 - Constituição-1 Chefias-0

Chefias militares perdem guerra contra Constituição

"Não se vê que a manifestação convocada para sensibilização das entidades públicas e dos cidadãos, para o não cumprimento de diplomas legais, revista natureza 'político-partidária'", sustentou o tribunal - mesmo que os partidos pudessem fazer um aproveitamento político da situação, acrescentou. O próprio "apoio expresso" da Associação Nacional de Sargentos (ANS) à vigília "não lhe oferece carácter sindical", lê-se no texto da sentença.
Como "também não se vê dos factos apurados" que os militares no activo violassem a Constituição (ao não usar as armas, postos ou funções para fazer intervenção política), o tribunal concluiu que "vedar a participação dos militares em efectividade de serviço na vigília para [ontem] convocada constituiria uma restrição excessiva e desproporcionada do direito constitucionalmente consagrado de manifestação".

(Excerto do despacho exarado pelo Tribunal Administrativo de Lisboa)

O que vem demonstrar a “credibilidade” das ordens emanadas.
Na verdade, as chefias ainda têm uma formação baseada no “Führer Prinzip”, isto é, o que o chefe manda é Lei. Mas não é assim, o país é dotado de Constituição e as chefias têm de a cumprir bem como todas as leis da Nação.
Já agora e sendo eu um democrata liberal, que nada tem a ver com o socialismo e muito menos com o comunismo, gostaria de informar as chefias de um “pequeno” acontecimento ocorrido em Portugal à 33 anos. Esse acontecimento denominou-se 25 de Abril de 1974!

87 - Maldita Cocaína

Chefe de alfândega do aeroporto de Lisboa detido por tráfico de droga
13.07.2007 - 09h38 PUBLICO.PT

O chefe de turno na alfândega do aeroporto de Lisboa foi detido pela Polícia Judiciária, em Novembro do ano passado, quando transportava uma mala com 36,5 quilos de cocaína.
O funcionário do aeroporto com maior tráfego do país é suspeito de chefiar uma poderosa rede de tráfico a operar na Portela há mais de dez anos, avança a edição de hoje do “Correio da Manhã”.

Será que ainda há alguém neste país que não seja corrupto?

quinta-feira, julho 12, 2007

83 A - Eu, (que afinal não sou) Todo-poderoso!

Tribunal autoriza militares a participarem em vigília de protesto

O Tribunal Administrativo e Fiscal de Lisboa emitiu um despacho que permite aos militares no activo participar na vigília de protesto contra a política do Governo para a Defesa, convocada para hoje, em São Bento.

12.07.2007 - 13h08 Paula Torres de Carvalho, PÚBLICO

86 - Wanted (Dead or Alive)

Procura-se
(fardado ou desfardado)

Indivíduo terrível, que quando se passeia fardado na via pública, tem o temível super-poder (só comparável aos do Homem-Aranha e do Super-Homem) de colocar em risco a coesão e a disciplina das Forças Armadas.
Sabe-se entretanto que o governo já contratou os XIS-Men para seguirem no encalço desta ameaça pública.

quarta-feira, julho 11, 2007

85 - Em vias de extinção

População: Portugal com menos 4.100 bebés no ano passado - INE
LUSA, 11 de Julho de 2007, 07:39

De acordo com os dados, divulgados pelo jornal Público a propósito do Dia Mundial da População, que hoje se assinala, no ano passado nasceram em Portugal 105.351 bebés, menos 4.106 do que em 2005, tendo o número médio de filhos por mulher caído de 1,41 para 1,36 (…)
(…) Por outro lado, estes valores aproximam, segundo o Público, Portugal do cenário mais pessimista traçado pelo INE de que em 2050 o país terá perdido um quarto da sua população, passando para 7,5 milhões de pessoas.

84 - Amadora a "Torre de Babel"

Amadora
Homem morto em bar na zona da Venteira

Um homem com cerca de 35 anos morreu hoje de madrugada, atingido a tiro no interior de um bar na zona da Venteira, Amadora, disse a fonte da PSP.

Mudam-se os tempos, mudam-se as atitudes!

segunda-feira, julho 09, 2007

83 - Eu, Todo-poderoso!


O CHEFE DO ESTADO-MAIOR GENERAL DAS FORCAS ARMADAS E OS CHEFES DE ESTADO-MAIOR DA ARMADA, DO EXERCITO E DA FORCA AEREA, TENDO TOMADO CONHECIMENTO DE UMA VIGILIA CONVOCADA POR TRES MILITARES NA RESERVA E NA REFORMA, FORA DA EFECTIVIDADE DE SERVICO, PARA O DIA 12 DE JULHO PROXIMO, «COM O OBJECTIVO DE SENSIBILIZAR AS ENTIDADES PUBLICAS E OS CIDADAOS PARA O NAO CUMPRIMENTO DE DEZENAS DE NORMAS LEGAIS, O QUE PROVOCA UMA DIVIDA CRESCENTE AH FAMILIA MILITAR QUE ULTRAPASSA, HOJE, OS 1.000.000.000€ (MIL MILHOES DE EUROS)», DETERMINAM A DIVULGACAO NO AMBITO INTERNO DAS FORCAS ARMADAS DO SEGUINTE ESCLARECIMENTO: A CITADA «VIGILIA», COM A FINALIDADE POLITICA INDICADA, DISFARCA UMA MANIFESTACAO QUE, EMBORA CONVOCADA LICITAMENTE PELOS SEUS PROMOTORES, POR SE ENCONTRAREM FORA DA EFECTIVIDADE DE SERVICO, ESTAH VEDADA AH PARTICIPACAO DE MILITARES NA EFECTIVIDADE DE SERVICO, CONFORME DISPÕE O ART. 31º-C DA LEI Nº29/82, DE 11 DE DEZEMBRO, NA REDACCAO DA LEI Nº4/2001, DE 30 DE AGOSTO.

Data/Hora de Registo: 2007-07-05 13:06

NÃO CLASSIFICADO

82 - Tapa a cabeça, destapa os pés!

Sargentos e praças protestam contra atrasos nos subsídios
Público, 08.07.2007

Os sargentos e praças da Armada que prestam serviço na corveta João Coutinho, actualmente em Portimão, recusaram ontem desembarcar em protesto pelo não pagamento de subsídios a que têm direito. Em causa estão, nomeadamente, os subsídios de embarque, que não terão sido pagos por, acusam os militares, o dinheiro ter sido desviado para financiar iniciativas no quadro da presidência portuguesa da União Europeia. Outra razão que terá motivado a recusa dos sargentos e praças em sair do navio prende-se com as alegadas más condições de habitabilidade da corveta. A N.R.P. João Coutinho foi lançada à água a 7 de Março de 1970. Nos cinco anos seguintes realizou diversas missões em África, nas ex-colónias portuguesas de Angola, Moçambique, Guiné e Cabo Verde. A partir de 1975 tem sido usada para o desempenho de diversas missões, nomeadamente de busca e salvamento, vigilância e fiscalização das águas territoriais e Zona Económica Exclusiva, participando ainda em exercícios nacionais e viagens de instrução. A guarnição da João Coutinho é composta por sete oficiais, 14 sargentos e 51 praças. O PÚBLICO sabe que a falta de verbas poderá também pôr em causa a participação da fragata Álvares Cabral numa missão da NATO para a qual tinha sido destinada. Até ao fecho desta edição não foi possível obter um comentário de responsáveis oficiais da Marinha portuguesa.

http://jornal.publico.clix.pt/default.asp?url=search%2Easp%3Fweb%3DUH%26q%3Dmilitares%26check%3D1

81 - Big Brother

A partir de hoje vou usar este texto em todas as mensagens com carácter "político-jocoso"...

Cláusula de salvaguarda:

Face ao perigo dos Bufos súcia-listas, comunico que este mail não está a ser enviado por funcionário público durante o horário de trabalho; não está a ser enviado de um computador de um organismo público; não está a ser enviado de nenhum gabinete, nem mesmo do interior de uma instituição da administração pública; não existe nenhum bufo por perto; não é um comentário jocoso; não é um insulto; não trata o Exmo. e Ilmo. Sr. Eng. Primeiro-Ministro com sentido depreciativo e injurioso; garante a observação das orientações superiormente fixadas para a prossecução e implementação das políticas desenvolvidas pelo " QUERIDO LÍDER "; não demonstra grave desinteresse pelo cumprimento dos deveres gerais de lealdade e correcção; não viola o dever de lealdade; não procura atingir o Sr. Eng. primeiro-ministro; aliás, eu gramo o Sr. Eng. Primeiro-Ministro aos molhinhos;

Viva o GRANDE LÍDER Sr. Eng. Primeiro-Ministro!!! Mais: se alguém bufar que fui eu a enviar este mail, eu nego N-E-G-O

Nota: Texto e imagem enviados por e-mail.

segunda-feira, julho 02, 2007

80 - Desporto Nacional

FC PORTO
SEF terá regularizado ilegalmente jogadores estrangeiros

Funcionários do SEF estarão ligados à legalização irregular de vários jogadores do FC Porto, indica o «Jornal de Notícias». Segundo este jornal, o Ministério Público já estará a investigar diversas situações, uma delas envolvendo o ex-jogador portista Anderson.